O certo é escrever ascenção ou ascensão?

Em seu momento de estudos, você se deparou com a dúvida: ascenção ou ascensão? É bastante comum errarmos algumas formas de escrita.

E não são só com elas que caímos na dúvida, afinal, a língua portuguesa trapaceia até seus nativos.

Por isso, neste artigo vamos lhe explicar a forma correta e algumas dicas para não errar.

Ascenção ou ascensão

Em primeiro lugar, a forma correta de escrever é ascensão – com S. Este é um substantivo feminino, que carrega um significado ligado a elevação.

Ou seja, quando dizemos a palavra ascensão, estamos nos referindo a algo que tende a subir e que atinge um ponto de elevação. 

Portanto, a palavras ascensão é sinônimo de elevação e participa do verbo ascender. Inclusive, você pode usar essa palavra para se referir a um progresso que obteve, uma melhoria ou algo que teve o ato de elevar algo ou alguém.

Veja alguns exemplos em frases:

  • Ele está em ascensão no mercado de trabalho;
  • A ascensão feminina está acontecendo a todo vapor;
  • Minhas atitudes estão em ascensão.

Outros pontos de análise sobre a palavra ascensão

Ainda não concluímos a sua dúvida sobre ascenção ou ascensão? Talvez você ache que sim, mas precisamos lhe mostrar um outro ponto de análise.

A palavra ascensão vem do verbo ascender, como já foi mencionado. Portanto, não a confunda com acender, afinal, são palavras completamente diferentes. 

Acender é referente a iluminar, ligar, etc. Então, quando você diz algo sobre ascensão, estará se referindo a elevação, subida, etc. ficou claro? Vamos ver algumas frases com essas duas palavras:

  • Acender: “Miguel acendeu a lamparina no acampamento.”
  • Ascensão: “Miguel ascendeu a um estado superior.”
ascenção ou ascensão

Viu? Você pode cair facilmente nessas palavras pegadinhas. Por isso, o ideal é sempre buscar os significados das palavras antes de usá-las.

Se houver alguma dúvida, não alimente-a, vá em busca de seu significado.

Verbo ascender

Cabe destacar que o verbo ascender é transitivo indireto, ou seja, necessita de preposição. Quem ascende, ascende a algo.

  • Joaquina ascendeu ao cargo de chefia;
  • Joaquina ascendeu à chefia.
Você sabia?
Quando usar porque junto e separado.

Dicas de estudo

Dicas de estudo são preciosas, principalmente quando estamos no objetivo intenso de passar no concurso dos sonhos. Você conseguiu tirar sua dúvida sobre ascenção ou ascensão? Se não, nós vamos te dar um dica básica.

Dentro da língua portuguesa, existem muitas regrinhas e também existem as regras e exceções. Por exemplo, Ascensão vem do verbo ascender, correto?

Logo, a regra para todos os substantivos que possuem derivação de verbos terminados em “nder e “ndir”, devem ser escritos com a letra s.

Veja alguns exemplos:

  • Expandir – expansão
  • Prender – pretensão
  • Fundir – fusão
  • Defender – defesa

A língua portuguesa pode parecer macabra conosco, mas ela sempre tem uma explicação para suas criações. Por isso, ao se deparar com uma questão, pesquise a fundo sobre tal grafia, pois você vai encontrar a resposta. 

Em conclusão, queremos dizer para que você não desista pelo caminho. Se você possui grande dificuldade com a língua portuguesa, dê foco aos estudos relacionados à essa matéria, faça um cursinho ou conte até mesmo com a ajuda de um amigo.

Com isso, foque os pensamentos no aprendizado e deixe qualquer coisa que possa te atrapalhar de lado. Lembre-se sempre que o seu momento de estudos irá ditar o caminho do seu futuro.

Continua após a publicidade
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.