Bancas organizadoras | Como estudar para as principais

Conhecer as bancas organizadoras de concursos é uma exigência essencial para aqueles que pretendem seguir a carreira pública. Aliás, sabemos que a dedicação dada aos estudos é um dos atos mais importantes mas como torná-los ainda mais fácil?

Para que sua prova tenha uma boa pontuação, o ideal é conhecer as bancas de concurso e suas exigências. Logo, automaticamente você conseguirá compreender quais são os conteúdos mais relevantes para conquistar uma boa nota.

Veja conosco, a seguir, uma breve descrição sobre as bancas organizadoras de concursos e suas exigências nas avaliações.

Principais bancas organizadoras de concursos públicos

Cesgranrio

Muito difícil de não cobrarem conteúdos que foram propostos. Logo, ao se deparar com concursos dessa banca saiba que tudo que foi mencionado irá aparecer. Além disso, essa banca costuma lançar as questões de forma equilibrada nas avaliações.

Boa parte de suas questões possuem imagens e gráficos e exigem uma boa quantidade raciocínio lógico. Finalmente, com classificação média no quesito dificuldade, é uma das bancas organizadoras de concursos que mais cobra assuntos atuais.

Banca Cespe/Unb (Cebraspe)

A Cespe/UNB – agora Cebraspe – é uma das bancas mais temidas em concursos e claro, uma das principais no mercado. Inclusive, muitas são as características que fazem a banca ser diferente e muito buscada.

Em primeiro lugar, as questões são a base de afirmações certas ou erradas. Na prova dessa banca você não precisa discorrer ou escolher a opção correta, apenas deve dizer se é CERTO ou ERRADO. Por outro lado, ao responder uma questão de forma errada, você automaticamente anula um ponto conquistado.

Ou seja, esse formato de avaliação é muito eficaz para a escolha de seus candidatos. Através de suas questões complexas, o recomendado é que o estudante se dedique!

A banca é atualmente a grande vilã quando falamos em organizadoras de concursos públicos, e isso acontece pelo fato da banca ter um estilo todo próprio de organizar a sua prova, estilo esse que é muito diferente de outras bancas tradicionais.

Essa diferença com relação as outras bancas é o principal ponto que causa medo em muitos concurseiros. No entanto, quem aprende a fazer esse tipo de prova tem grandes chances de conseguir ser aprovado em um concurso. Vamos falar de alguns detalhes da banca.

O que é Cespe?

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos, Cespe, é um órgão da Universidade de Brasília. Algumas pessoas acham que a organizadora realizada apenas concursos públicos, mas isto está longe de ser verdade. Além de concursos, também organiza vestibulares, o Programa de Avaliação Seriada, PAS, além de avaliações de desempenho em escolas.

Trazendo para o universo dos concursos, a organizadora é conhecida por suas questões de certo e errado. Também é famosa por sua alta capacidade em elaborar questões complexas. Pensando nisso, vamos listar agora 5 dicas para derrubar a Cespe que você não pode deixar de aprender.

5 dicas para derrubar a Cebraspe

1. Torne a Cespe sua Amiga

Você deve estar se perguntando: como faço para tornar a Cebraspe minha amiga? A resposta é muito simples: aprenda a gostar do estilo desta banca e use ela em seu favor.

Além de saber o que é Cespe, veja também 12 dicas sobre como passar no Cespe.

Conforme citamos anteriormente a Cebraspe é o terror de muitas pessoas que estudam para concursos públicos, e esse medo também prejudica muita gente na hora de fazer a prova. A nossa primeira dica é você usar esse medo que os outros têm da banca em seu favor, ou seja, se você se acostumar com o estilo da banca terá grandes chances de se destacar perante os seus concorrentes.

2. Faça Provas Anteriores

Essa dica está diretamente relacionada com a primeira, isto é, você só conseguirá fazer a Cespe ser o seu diferencial se você realizar muitas provas anteriores da banca. Existem hoje diversos sites que disponibilizam provas da banca e você pode baixar todas as provas dela. Além disso, no próprio site você consegue baixar as provas sem problema algum.

3. Tenha Cautela Nas Provas

Nossa terceira dica é para você ter o máximo de cautela quando estiver fazendo uma prova da Cespe, isso por que essa banca possui um fator muito ruim que é anular uma resposta correta quando você marca uma resposta errada. Dessa maneira, você tem que ter o máximo de cuidado possível para não perder muitos pontos com seus erros. Aqui vale deixar em branco as respostas que você não possui nenhuma ideia de acertar, aquelas questões que são realmente difíceis podem acabar te tirando pontos importantes que você ganhou em questões fáceis.

4. Conheça Seu Tempo De Prova

Conhecer o tempo de prova é um fator fundamental quando se faz provas da Cespe, isso se dá devido ao fato de a banca cobrar 120 questões na maioria de suas provas, e em alguns casos podem vir 150 questões ou até mesmo uma redação.

Quando temos redação em provas da Cespe, é importante você separar em média 1h30min para fazer uma boa redação, e como o tempo de prova é em média 4 horas, sobra apenas 2h30min para você fazer a prova. Devido a isso é importante que você controle o seu tempo de prova quando realizar provas anteriores da Cebraspe.

Se você não sabe como controlar o tempo de prova, conheça a Técnica de Pomodoro.

5. Aprenda a Chutar Na Cespe

Uma dica importante que não pode ficar fora das 5 dicas para derrubar a Cespe diz respeito a aprender a chutar. Sabe aquelas questões que você possui uma noção mas não tem certeza absoluta de que ela está certa? Então, nesse tipo de questão vale a pena você chutar pois em cada questão da Cespe você possui 50% de chances de acertar e mais 50% de chances de errar, caso você tenha alguma noção do que a questão está tratando, o seus 50% de chances de acertar podem virar 75% ou 80%.

Banca Fundação Carlos Chagas

Essa é uma das bancas organizadoras de concursos mais amadas. Por conta da facilidade de compreender seus enunciados e o formato de respostas objetivas exigido, é uma das preferidas.

Um dos conteúdos mais pedidos pela banca são Análise e conhecimento literal das leis. Portanto, se dedique bastante!

Fundação Getúlio Vargas

Eis aqui uma banca que não tem um estilo próprio. E claro, isso é completamente feito de forma proposital! A FGV sempre muda o padrão de suas avaliações, o que torna as coisas um pouco mais difíceis para os estudantes.

Aliás, de uma coisa nós sabemos e podemos dar certeza: textos alongados para interpretar e bastante gramática sempre serão super bem vindos em suas provas. É ideal que se organize ao estudar com base no edital, provas anteriores e as mencionadas bibliografias.

Organizadora FGR concursos

Se você compreende a importância das bancas examinadoras de concursos, deve estar ciente da existência da FGR concursos. As bancas são as principais responsáveis pelo acontecimento desses processos seletivos e sem elas, talvez nada seria possível.

Por isso, se atualmente você está focado em seus estudos para algum órgão público de âmbito municipal, estadual ou federal as chances de que a banca seja a FGR é grande. Por isso, vamos conhecer juntos e brevemente sobre essa banca. Sua história, como são suas provas e quais são os principais concursos que ela organiza.

História da banca organizadora FGR concursos

Iniciada através de demandas do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Minas Gerais, a Fundação Guimarães Rosa é uma empresa sem fins lucrativos e privada. Os serviços prestados por essa empresa são de autonomia financeira e administrativa.

Como principal objetivo, a empresa atua no desenvolvimento de ações que trabalham para o bem-estar geral da sociedade. Além disso, a FGR concursos acredita que pequenas ações são capazes de gerar grandes modificações na área social. A instituição trabalha com ações na área da educação, saúde, assistência social, pesquisa, cidadania, concursos, entre outras prestações de serviços.

Como são as provas elaboradas pela FGR

A banca FGR concursos não costuma realizar muitos concursos, por esse motivo pode ser um pouco complicado encontrar materiais anteriores da banca para estudar. Porém, alguns sites como PCI concursos encontraram uma boa quantidade de materiais para ajudar os estudantes. Portanto, se você está prestes a prestar um concurso dessa banca, não deixe de visitar o site!

De acordo com nossa análise, as matérias mais cobradas dentro da Língua Portuguesa são as interpretações de texto e morfologia. Além disso, as charges ou tirinhas, anúncios de jornais e textos publicitários são o grande foco da banca. Um boa dica em relação às charges é: estude bastante a interpretação não só de textos mas também de imagens!

Legislação é outra matéria muito cobrada pela banca! Porém, os assuntos são sempre muito variáveis de acordo com o tipo de concurso que a banca pega para realizar e as diferentes áreas que possuem.

Principais concursos realizados pela FGR

Como já mencionado a FGR concursos não tem muito costume de realizar concursos. Inclusive, este ano a banca só realizou um único concurso e foi o de Guarda Civil Municipal de BH. Porém, a banca normalmente atua em realizações de concursos de órgãos públicos, câmaras e prefeituras.

Mas se você quer saber quais são os focos da banca, entre eles estão: Prefeituras, Guardas Municipais e Câmaras Municipais. Logo, se você estiver se preparando para algum processo que tenha a FGR concursos como banca, não deixe de dar uma revisada nos variados materiais que estão disponíveis na internet.

Essa é uma banca bem restrita e quase não realiza processos seletivos, porém, jamais deixe de se preparar baseando nas provas anteriores. Além disso, leia todo o edital elaborado pela banca e mantenha-se informado de todos os mínimos detalhes. Muitos estudantes falham em suas provas por não lerem os editais, não seja mais um!

Banca Vunesp

Não há muito o que dizer sobre a Vunesp, mas se pegar um concurso com essa banca não deixem de estudar. Textos de lei e gramática são prioridades em suas provas, então, estude-os bastante.

Essa é uma das bancas organizadoras de concursos que está buscando a definição de seu estilo de conteúdos. Em breve, certamente iremos encontrar uma banca cheia de pontos a serem levado em conta.

Essas são algumas das principais bancas organizadoras de concursos do Brasil. Logo, não espere muito para começar os estudos baseados em suas exigências. Você vai tirar de letra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas e tipos de aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano. Certamente utilizar bons tipos de aprendizagem fará com que seu

Leia Mais »