Como deve ser seu cantinho de estudo

 Talvez você ainda nem saiba, mas a organização pode aumentar a eficácia dos seus estudos em até 80%. E são exatamente as características do seu cantinho de estudo que farão você estudar menos e ter um rendimento maior.

Em outras palavras, um ambiente de estudos bem projetado pode fazer “milagres” na sua aprovação. Por outro lado, um ambiente desorganizado pode trazer estragos que jamais terão consertados.

Um lugar não habitado para estudar

Antes de mais nada, escolha o lugar mais fantasma de sua casa, onde ninguém vá. Se você vê a possibilidade de montar neste local, comece! Inclusive, é importante que você diga aos seus familiares que precisa de colaboração. Então, eles precisam te ajudar! 

O ambiente com a cara dos estudos

Em primeiro lugar, o local que você precisa ter para estudar de forma adequada deve estar de acordo com seu propósito. Então, decore seu cantinho de estudo com tudo que tenha a ver com seus estudos e sonhos futuros.

Por exemplo: se você estuda para concurso, coloque uma foto do contracheque do seu sonhado cargo. Logo, se você está estudando para passar no vestibular de medicina, então coloque foto de uma equipe médica.

Ps.: Esse processo é conhecido como quadro dos sonhos e eu vou te ensinar como fazer ao final desse artigo.

Criar um ambiente agradável é fundamental para fazer com que o tempo dedicado aos estudos seja proveitoso. Pense em todos os detalhes, organize seus materiais por matérias, mantenha o espaço limpo e organizado, planeje-se e deixe tudo o que precisará ao seu alcance.

Aliás, inclua estrategicamente ao seu redor artigos decorativos. Alguns quadros, figurinhas, livros e algo mais que te lembre a magia de estudar, de adquirir conhecimento. Tudo isso ajuda você a se manter focado no objetivo.

Por falar em foco, que tal retirar as distrações?

Retire os excessos e distrações

As distrações costumam atrapalhar a concentração dos estudantes e, por isso, devem ser mantidas afastadas. A menos que você esteja esperando uma ligação urgente, coloque o celular no silencioso e mantenha-o longe do seu alcance.

ideias de cantinho de estudo

Com as novas tecnologias e as plataformas de estudos online, é muito comum que o computador ou tablet façam parte dos estudos. Nestes casos, é necessário ter disciplina para que uma espiada de um minuto nas redes sociais não vire uma hora e estrague os planos de estudos.

Por isso, já deixe organizado no seu cantinho de estudo somente o material que irá usar.

Tenha os materiais disponíveis ao alcance das mãos

A falta de organização é outro fator desfavorável aos estudantes. Você não precisa ser a pessoa mais organizada do mundo, mas tente ter próximo a você — na mesa de estudos, por exemplo — apenas os materiais que utilizará naquele momento. 

Isso facilitará os estudos e economizará tempo, pois você não precisará ficar procurando os materiais e muito menos terá que se levantar para buscar livros ou cadernos em meio aos estudos.

Escolha um local bem iluminado

Provavelmente você vai passar muitas horas da sua vida estudando, e a iluminação é um fator fundamental para preservar a saúde dos olhos e evitar dores de cabeça.

Além disso, um lugar bem iluminado vai manter você mais ligado aos estudos e diminuir o cansaço, se comparado a um local mais escuro.

A limpeza do seu cantinho de estudo também auxilia na claridade e iluminação, por isso sempre o mantenha limpo.

Avise que este é seu cantinho de estudo

Não há nada mais frustrante do que você organizar o ambiente de estudos, fazer um cronograma de matérias e acabar sendo interrompido a todo o momento quando chega a hora de estudar, não é mesmo?

Para que isso não aconteça, você precisa avisar os seus familiares e todos aqueles presentes na casa que chegou a hora de estudar e que gostaria de não ser incomodado.

Assim, certamente seus familiares respeitarão o seu espaço e você conseguirá estudar em silêncio.

Prefira lugares silenciosos

De acordo com estudos recentes, 95% dos estudantes aprendem com mais eficiência quando estudam e lugares silenciosos, por isso tente tornar seu cantinho de estudo o mais silencioso possível.

decoração cantinho de estudo

Entretanto, sabemos que, muitas vezes, essa opção não é possível de se escolher. Contudo, caso esteja ao seu alcance, tente estudar em lugares mais silenciosos. Em longo prazo, essa característica de ambiente fará diferença. 

Você pode ainda adaptar o seu local de estudos para que fique o mais silencioso possível, fechando as janelas e portas. Também existem estudos recentes que indicam que estudar escutando músicas de fundo pode ajudar no processo de memorização.

Então, coloque uma música baixa de fundo, sem letra e faça o teste. Isso também ajuda a deixar seu cantinho de estudo mais aconchegante.

Escolha de mesas e cadeiras

O conforto é fundamental para que os estudos sejam proveitosos. Assim, você deve escolher uma cadeira confortável e que esteja de acordo com o seu tamanho, com a altura da mesa e a distância do chão.

A postura é importante pois ajuda o estudante a não passar por momentos de dores intensas. Ao sentir dores na coluna, os estudos podem ficar muito prejudicados e com isso, o desempenho na avaliação final pode não sair como o esperado. 

Escolher uma cadeira boa para ajudar na postura

Se você tem uma cadeira simples para estudar, busque investir em outra. Lógico que não precisa ser uma cadeira de R$500,00 mas o ideal é que tenha um assentamento que comporte toda a sua coluna e que tenha um ponto de descanso para o pescoço.

Cadeiras ortopédicas são as mais indicadas neste caso. 

Posicione bem a cadeira com sua mesa de estudos

Se a cadeira for muito mais baixa que sua mesa de estudos, você estará forçando a coluna. Portanto, mesmo que esteja sentado de forma correta terá problemas.

Assim, tenha uma mesa que se encaixe perfeitamente com sua cadeira. 

Mantenha sempre a postura correta

Sim, no início você pode se sentir bastante incomodado e pode até sentir dores. Porém, como todo hábito leva um tempo para fazer o efeito correto, não deixe de manter a postura.

cadeira para cantinho de estudo

Procure se alongar antes de iniciar seus estudos. Assim, todos os dias em que for estudar faça uma série de alongamentos.

Estudo na biblioteca

Nem todos conseguem montar um cantinho de estudo simples em casa. Ao decidir que seus estudos deverão acontecer na biblioteca, analise os prós e contras. A biblioteca certamente é um ótimo lugar para você, afinal, este é o local oficial dos estudos e todo mundo está lá para isso.

O silêncio é uma ordem, dando aos estudantes a oportunidade de se concentrarem. Por isso, opte por estudar sozinho, pois, os estudos em grupo podem ter muitas distrações. Porém, ao precisar da ajuda de alguém que entenda o conteúdo não hesite em chamar desde que vocês estudem.

cantinho de estudo no quarto

O lado que deve ser analisado aqui, é sobre um possível desconforto. Por essa razão, para ter como local de estudos a biblioteca, será preciso se deslocar, carregar materiais, água e alimentação. Além disso, terá que fazer o ajuste necessário de seus horários, que deveram bater com o horário de funcionamento da biblioteca.

SURPREENDA-SE: Veja qual o horário de estudos ideal para você.

O que é o quadro dos sonhos

Bom, se você nunca ouviu falar sobre esse artigo decorativo e incentivador, está perdendo uma grande estratégia. Dizemos “estratégia” pois ter um quadro como esse pode fazer com que tudo caminhe bem e você mantenha o foco.

Antes de mais nada, existe apenas uma pessoa que pode te fazer chegar até onde deseja: você mesmo. E sabendo disso, você compreende que é o único responsável que pode colocar ou tirar o foco dos seus próprios objetivos? Esperamos que sim!

Portanto se você tem mesmo o grande sonho de passar no processo seletivo do concurso que escolheu ou no vestibular, um quadro de sonhos e metas pode te ajudar a focar ainda mais nele.

Desta maneira ter esse objeto pode ser muito mais que uma decoração. Ele pode ser um grande agente da manifestação de seus desejos mais íntimos.

Ainda que fazer um quadro como este seja a coisa mais simples, você deve estar ciente que o SIGNIFICADO que ele deve possuir para você é sobre as suas conquistas. Desta forma ele poderá lhe ajudar a trazer grandes resultados. Veja como fazer o quadro de sonhos e metas no seu cantinho de estudo.

Escolha o material do seu quadro

Pode ser uma cartolina, um quadro verde de escrita, uma moldura desenhada na parede, etc. Contanto que se pareça com um quadro onde você pode fazer colagens, está perfeito.

No caso da cartolina, você precisará de fitas adesivas para fazer as colagens e colocá-lo na parede. Por outro lado se você fizer uso do quadro verde, precisará de um prego para pendurá-lo e, por fim, se for um bom artista poderá fazer o uso de tintas.

Busque as imagens que potencialize seus desejos

Para fazer seu quadro de sonhos e metas você precisará de imagens que te ajudarão a se lembrar sempre de seus objetivos. Por isso não exite em buscá-las em revistas, jornais e até mesmo na internet.

Monte seu quadro da forma que preferir

Agora que você tem tudo que precisa, apenas use a intuição para deixar seu quadro de sonhos e metas do jeito que achar melhor! Faça-o voltado para os objetivos que deseja alcançar com sua classificação no concurso de desejo. Sempre que as coisas estiverem difíceis, olhe para ele.

Visto tudo isso, devemos dizer que o seu ambiente de estudo precisa estar sempre organizado e isso inclui seus lembretes de tarefas. Nós aconselhamos que você adquira um quadro branco, pois nele, você poderá anotar suas tarefas pendentes. Outra ideia é usar post-its coloridos para anotar lembretes de estudo de matérias, revisões e exercícios. 

Enfim, além disso, é mais que ideal que o ambiente de estudo esteja limpo. Quanto mais agradável for seu local de estudar, melhor será seu desempenho. Lembre-se bem dessas dicas!

Continua após a publicidade
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.