Como calcular a nota do Enem

Você sabe como calcular a nota do Enem? Nesse artigo, você vai aprender o passo a passo de como obter a média da nota obtida na prova. A nota é utilizada por vários programas, como é o caso do Prouni, que exige nota média de no mínimo 450 pontos.

Descubra como funciona esse cálculo!

Pontuação e disciplinas

Ao todo são quatro grandes áreas exploradas no Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências na Natureza e suas Tecnologias; e
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além dessas áreas, existe uma prova específica para a redação, que é uma parte muito importante do exame.

Antes de mais nada, você precisa saber que cada disciplina tem sua pontuação. Ou seja, você precisa saber quanto tirou em matemática, quanto tirou na redação e assim por diante. Essas são as notas que você vai usar para calcular a nota do Enem.

Quem pode fazer o Enem

Você sabia que presidiários também podem fazer o Enem? Quer ver mais curiosidades? Clique aqui.

Mas como calcular a nota do Enem a partir das notas obtidas em cada uma dessas matérias? Existem dois tipos de cálculo: o simples e o complexo. Claro, para quem não gosta de matemática os dois tipos podem parecer complexos, mas não são.

Logo após realizar o Exame Nacional do Ensino Médio os participantes podem acompanhar pelo site do exame o resultado. Em suma, você verá cinco notas diferentes, sendo uma para cada área e uma para a redação.

Pegou as notas? Então agora é hora de aprender a fazer uma pequena continha.

Como calcular a média do Enem

Lembra que falamos que ao todo são quatro matérias e a redação? Ou seja, ao todo são cinco notas. Então, para saber a sua nota média no Enem basta pegar os valores, somar e dividir por cinco. Trata-se de uma média aritmética obtida pela soma dos valores divididos pelo total de itens.

Quer um exemplo? Vamos supor que suas notas foram:

DISCIPLINAPONTUAÇÃO
Linguagens600
Matemática800
Ciências na Natureza740
Ciências Humanas500
Redação820

Portanto, basta somar as cinco notas e dividir por cinco. Nesse caso a média será 692. Como resultado, se você tiver uma nota como essa poderá participar de programas como o Prouni, além de ter chance de conseguir vagas pelo Sisu.

Média Simples: (Linguagens + Códigos + Matemática + Ciências na Natureza + Ciências Humanas + Redação) / 5.

Média Ponderada: (Linguagens X Peso 1 + Códigos X Peso 2 + Matemática x Peso 3 + Ciências na Natureza X Peso 4 + Ciências Humanas X Peso 5 + Redação X Peso 6) / (Peso 1 + Peso 2 + Peso 3 + Peso 4 + Peso 5 + Peso 6).

Em contrapartida, alguns programas do governo e até mesmo instituições privadas utilizam um cálculo mais complexo. Por exemplo, cada área do exame recebe um peso diferente, o que faz o resultado da conta ser outro.

Por conseguinte pode ser que a matemática receba o dobro de importância. Logo, se você não foi tão bem nessa matéria, sua média ficará baixa mesmo com boas notas nas demais áreas. Nesses casos é preciso saber o peso das matérias para que seja possível calcular a nota do Enem.

Calcular nota do Enem pela Internet

Antes de mais nada, se você tem dificuldade com matemática ou simplesmente não gosta de fazer contas, existem sites que fazem tudo isso de forma automática, sendo possível calcular a nota do Enem pela internet, sem a necessidade de somar valores, fazer divisão e essas coisinhas chatas.

Assim basta acessar algum site que oferece essa funcionalidade, inserir nos campos as notas que você obteve em cada matéria e clicar em calcular. Em questão de instantes o sistema retornará com o resultado exato, correspondente à sua nota aritmética.

E no caso das contas complexas? Boa parte dos sites para calcular a nota do Enem oferecem a opção de inserir o peso da matéria. Por exemplo, se matemática tiver peso dois, basta indicar esse número no campo correspondente ao peso. Não tem nenhum segredo!

Qual a Importância de calcular a nota do Enem?

Por fim, é necessário saber a nota média para planejar a vida acadêmica e escolher os cursos na universidade. Ao saber a nota de forma prévia você não precisa esperar até o dia da divulgação do resultado.

Já pode começar a escolher os cursos e instituições com base na nota de corte do ano anterior. Viu só como calcular a nota do Enem vai te ajudar a planejar o seu futuro? Fazer esse cálculo não leva mais do que alguns minutos, principalmente quando realizado pela internet.

Bom, agora que você já sabe como calcular a nota do Enem, o que está esperando? Se não sabe as notas que você tirou em cada matéria, acesse agora mesmo o site do Enem e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *