Rotina de estudos – Como criar, organizar e manter a sua

Ao começar a estudar para concurso público ou vestibular é normal se sentir desmotivado e com preguiça. O fato a ser avaliado é que você ainda não está adaptado a uma rotina de estudos no seu dia a dia.

Por isso, num primeiro momento, é normal sentir preguiça, cansaço, estresse, dor de cabeça e falta de motivação. No início, muitos estudantes se deixam levar por essas manifestações corporais e desistem de estudar.

Entretanto, a boa notícia é que esses acontecimentos são completamente normais e você vai passar por isso.

De antemão, você deve entender que é necessário criar uma boa rotina de estudos e, após isso, transformá-la num hábito. O porquê disso você vai entender nesse texto.

Entenda a diferença entre Hábito x Rotina

No começo do texto eu falei sobre hábito e rotina e que um levaria ao outro, mas você sabe a diferença entre eles? Vou explicar de forma bem simplificada.

  • Hábito: aquilo que você faz regularmente de forma natural e sem esforço.
  • Rotina: Algo que você faz frequentemente e que exige esforço.

Daí vem a necessidade em transformar uma rotina de estudos num hábito de estudos. Em outras palavras, significa fazer com que o estudo se torne algo natural e que exija o mínima de esforço do estudante.

como evitar estresse

Mas porque a rotina exige esforço?

Podemos dizer que criar uma rotina é o primeiro passo de uma grande caminhada. No caso dos estudos, você precisa descobrir qual o horário que você retém melhor as informações, por exemplo.

Todo esse processo de descobertas para criação da sua rotina exigem um esforço a mais do seu corpo. E, sinceramente, nosso corpo é preguiçoso.

Por sorte, após um período de repetição, erros e acertos você vai perceber que estudar já se tornou algo natural e que não demanda mais tanto esforço do seu corpo, aí você já terá criado o hábito de estudar.

Segundo especialistas, para criarmos um hábito são necessários 62 dias de repetição. Abaixo vamos descobrir como essa rotina vai melhorar seu aprendizado.

Rotina de estudos para aprender

Você sabia que cada pessoa tem sua própria forma de aprender? Por exemplo, algumas pessoas aprendem mais durante o turno matutino, outras durante a noite. Algumas rendem mais lendo um livro, outras preferem ouvir ou assistir a aula.

Tudo isso eu ensino no texto tipos de aprendizagem. Você precisa ir lá para entender se você é visual, auditivo ou cinestésico por exemplo.

No meu caso, assim que comecei a estudar para concursos públicos sempre me sentia desmotivado. Acordava cedo para tentar estudar, mas sempre me ocupava com outras tarefas. Eu acordava e já sentava no sofá para “estudar”. Nem mesmo trocava de roupa.

Após 15 minutos lendo uma apostila eu começava a dar os primeiros cochilos. Tudo isso acontecia diariamente e foi assim até eu descobrir algo que mudaria minha vida de estudante: que deveria criar uma rotina de estudos.

Após estudar muito sobre o tema comecei a colocar em prática e assim passei em três concursos públicos em um ano de estudos. Agora é minha vez de te passar esse aprendizado.

Como criar uma rotina de estudos

Em primeiro lugar, monte um local de estudos para você. Nada de estudar deitado na cama ou sentado no sofá. Para transformar essa rotina num hábito, você precisará passar 62 dias estudando da melhor forma possível.

Antes de estudar sempre faça uma refeição que te deixe satisfeito pelas próximas 3 horas. Também tome um banho para despertar. Lembre-se de deixar na sua mesa de estudos apenas o material que vai utilizar. Por falar em horário, esse foi o próximo passo:

diferença entre Hábito x Rotina

Criar horários de estudos

Como eu já disse acima, eu acordava cedo para estudar e sentia que meus estudos não rendiam. Então resolvi mudar, comecei a estudar de noite e ia madrugada a dentro. No fim das contas, comecei a ter mais foco e concentração. Ou seja, de noite é o horário em que aprendo melhor.

Sobre seu caso, será necessários fazer alguns testes. Reveze o horário em que você estuda e veja como você se sai. Após fazer isso, monte um cronograma de estudos. Inclusive, esse foi um dos dos passos mais importantes para minha aprendizagem.

Num primeiro momento comecei a estudar por aqueles quadros de estudos que se parecem um calendário. Foi horrível, me sentia desmotivado por não conseguir cumprir os horários. Meus estudos melhoraram quando descobri o famoso Ciclo de Estudos do professor Alexandre Meirelles.

Em outro artigo eu explico exatamente como usar o ciclo de estudos de forma eficiente.

Como a rotina se torna um hábito

Com o tempo, essa rotina vai se tornar um hábito. Basta ter disciplina. Seu corpo estará tão acostumado que sentirá falta nos dias que não estudar.

E da mesma forma que algumas pessoas sentem necessidade de assistir novela, séries ou de fazer alguma outra coisa com você será com os estudos. Sempre sinto peso na consciência quando passo um dia sem estudar.

Mas tão importante quanto saber como criar uma rotina é saber quais são os hábitos que podem acabar com seus estudos.

Hábitos que vão destruir sua rotina de estudos

Para quem está em um ritmo de estudos forte é primordial que você preste a atenção em um fator muito importante na sua preparação e que pode literalmente destruir sua rotina de estudos.

  • Como tem sido suas horas dedicadas ao estudo?
  • Consegue cumprir as horas diárias estipuladas no seu planejamento?
  • Consegue se manter concentrado e focado durante o tempo em que está estudando? 

Avaliar essas perguntas com total sinceridade é fundamental para que você identifique aquilo que tem te atrapalhado na hora de estudar.

Para que você torne seus hábitos um aliado é necessário que você identifique o que tem te atrapalhado e trace ações para corrigir aquilo que não está bem. Sendo assim, é necessário que você preste atenção aos seguintes pontos:

Como é sua rotina diária de estudos?

Observe a qualidade de sua rotina de estudos diariamente durante todos os primeiros 62 dias. Aqui vale lembrar que a qualidade dos seus estudos não se mede pela quantidade de horas que você passa estudando.

Quando você passa 1 hora estudando mas com foco e sem distrações é mais proveitoso que passar 3 horas estudando com distrações como TV, Facebook, tablet, Whatsapp e outros. Pensando nisso, baixe aplicativos de estudos para que você possa marcar o tempo em que você realmente está se dedicando.

melhor tablet para estudar

 Como é sua vida diariamente?

Observe o seu dia a dia. Sua rotina diária é muito agitada? Você divide seus estudos com um trabalho?  Um dia a dia agitado pode afetar o seu desempenho nos estudos, ainda mais se a sua rotina for estressante.

Imagine um cenário onde você tenha que acordar às 6h da manhã para ir ao trabalho, gaste 2h no trânsito, trabalha das 8h às 17h pega mais 2h pra ir pra casa. Ao chegar em casa você ainda vai tomar um banho, comer alguma coisa para depois começar a estudar.

Agora imagine que nesse processo depois de chegar em casa, você gaste mais 2h. Certamente você vai começar a estudar por volta das 21h, já com a cabeça cansada, talvez estressado pelo dia que teve.

Você acha que seu desempenho nos estudos vai ser realmente produtivo? Provavelmente não. Mas você vai precisar saber separar completamente o seu dia estressante dos seus estudos. Infelizmente não tem outro jeito.

Respeite Seus Limites

Estudar para concurso ou vestibular pode ser comparado com uma maratona. Se você não está acostumado a correr grandes distâncias certamente terá dificuldades em encarar uma corrida de 50 km. Dessa forma, por que você acha que nos estudos a coisa funcionaria de forma diferente? Lembre-se que existem limitações física e mental.

aprova taf

Comece estudando por 50 minutos vá aumentando gradativamente. Hoje a leitura não está rendendo? Vá assistir uma videoaula ou escutar um podcast sobre o tema.

Vídeo sobre minha rotina de estudos

Pessoal, como muitas pessoas me mandaram e-mail pedindo pra fazer um vídeo sobre essa rotina de estudos, eu fiz e vou posta aqui. Não esquece de se inscrever lá no nosso Canal do Youtube: youtube.com/ConcurseirosdaMadrugada

Pessoal, eu espero que vocês tenham gostado das dicas. Tudo isso que escrevi deu muito certo pra mim.

Se você estiver começando a estudar agora, com certeza terá muito sucesso se seguir essas dicas. Se você gostou dessas dicas, comenta abaixo como é a sua rotina de estudos – ajude outros estudantes

FAQS: Perguntas Frequente sobre Rotina de Estudo

Como organizar rotina de estudos?

Antes de começar a organizar sua rotina de estudos, é necessário organizar sua rotina completa diariamente. Que horário você dorme, quando acorda, como é o seu trabalho, que horas come etc.

Como criar o hábito de estudar?

De acordo com alguns estudos recentes, são necessários 62 dias de estudos diários – incluindo finais de semana. Após esse período, você já estará familiarizado com os estudos.

MAIS DICAS
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.