5 dicas para escrever uma redação nota mil no Enem

Home / Vestibular / Redação / 5 dicas para escrever uma redação nota mil no Enem
0

Escrever uma redação nota mil pode parecer trabalho para profissional, mas acredite, não é! Terror de muitas pessoas ao longo da vida acadêmica, a redação  pode fazer a diferença na busca para uma boa pontuação, como por exemplo, na prova do Enem.

O primeiro passo é ter um bom entendimento sobre o tema proposto para desenvolvê-lo com coesão e coerência, além de aplicar de forma correta a língua portuguesa, atento sempre a erros de pontuação e de concordância gramatical.

5 dicas de como escrever uma redação nota mil

Confira abaixo 5 dicas essenciais de como escrever uma redação nota mil e ser aprovado em qualquer exame ou avaliação:

grupo zap

Esteja sempre informado

Leia sempre muitos jornais, revistas, periódicos e procure estar sempre informado e atualizado sobre questões sociais e políticas de seu país e do mundo.

Para escrever com propriedade, dominando o assunto, é necessário que se tenha um conhecimento prêvio sobre o tema, além é claro, de compreender a proposta da redação.

Leia também o enunciado com bastante atenção!

Preste atenção na coesão e coerência do texto

Esses dois aspectos são fundamentais para escrever uma redação nota mil! Procure sempre escrever um texto coeso e que seja coerente para o leitor. Ao mudar de assunto, procure fazer novos parágrafos.

A redação precisa seguir uma lógica de raciocínio com apresentação, desenvolvimento e conclusão. Por isso, a importância de se saber como começar um texto dissertativo

grupo zap

Além disso, evite frases soltas, sem sentido aparente, sem lógica e cujas ideias não se complementam no decorrer do texto.

Uma boa maneira de evitar o não entendimento do leitor é ler o texto para si mesmo de maneira silenciosa.

>Importância em montar uma rotina de estudos<

Nunca esqueça a pontuação

Uma redação sem pontuação é como o sal para a comida: não pode faltar! Vírgulas, crases e acentos são importantes para o real entendimento do texto. Inclusive para a respiração do leitor. Imagine um texto sem vírgulas! Onde não há pausas. Você não ficaria cansado ou até mesmo entediado de ler .

Outro ponto que deve ser lembrado, é que a vírgula não separa o sujeito do verbo, a não ser que componham frases diferentes. Fique atento!

A crase merece destaque

Colocar crase é simplesmente prática e entendimento do porquê de seu uso. A crase é a junção do artigo feminino a com o a do início dos pronomes.

Lembrando, que antes de verbos no infinitivo e de palavras masculinas nunca se usa crase (neste último caso, se acentua, caso esteja subentendido expressões como “à maneira de ou à moda de”) e antes de verbos no infinitivo. Também não há crase antes de palavras repetidas, como por exemplo, cara a cara.

Por outro lado, emprega-se a crase sempre antes de palavras femininas e de locuções adverbiais femininas de tempo, lugar e modo e antes de expressões que remetam a horários;

Não esqueça de estudar também as diversas regras e exceções que fazem com que o emprego da crase seja opcional. Procure dicionários de referência, inclusive onlines e leia as principais regras antes de fazer a redação!

Caso você tenha muita dificuldade em língua portuguesa o mais aconselhável é que faça algum cursinho. Você pode conferir AQUI qual o melhor cursinho para o Enem.

Mantenha a Calma

Uma super dica para escrever uma redação nota mil, além de todos os pontos citados acima, é sempre manter a calma.

Organize-se ao máximo para ter tempo de fazer uma boa redação. Se a prova é do ENEM ou de um concurso e você tem dificuldade para fazer a redação,  comece por ela, mesmo que seja no rascunho.

Evite deixar por último, pois depois poderá não ter tempo de escrever com tranquilidade e eficiência.

Adquira um bom cursinho

Se você está pronto para dar um salto em direção ao seu futuro acadêmico e conquistar uma vaga na universidade dos seus sonhos, não perca tempo! O curso Descomplica Vestibular é a chave para o seu sucesso.

Com um conteúdo completo e atualizado, ministrado por profissionais experientes e apaixonados por educação, o Descomplica Vestibular irá prepará-lo de maneira eficiente e eficaz para encarar qualquer desafio no vestibular.

Não se contente com apenas estudar, vá além! Com o Descomplica Vestibular, você terá acesso a aulas dinâmicas, materiais de apoio exclusivos e um suporte completo para esclarecer todas as suas dúvidas. A metodologia de ensino inovadora e interativa tornará o processo de aprendizagem mais prazeroso e estimulante.

Não deixe que o vestibular seja um obstáculo em seu caminho. Invista em você e em seu futuro. Adquira agora o curso Descomplica Vestibular e prepare-se para alcançar os melhores resultados.

Não espere mais! Garanta sua vaga no curso Descomplica Vestibular. O sucesso está ao seu alcance. Comece hoje mesmo a trilhar o caminho para a universidade dos seus sonhos!

Você gostou desse post? Tem alguma outra dica sobre como escrever uma redação nota mil? Conte para nós abaixo!

grupo zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

»