Como Estudar Para Concurso Público em 2022

Você sabia que a maioria dos estudantes desiste do sonho de se tornar funcionário público ainda no primeiro ano de estudos. Isso se deve ao fato de não conseguir entender como começar a estudar para concurso público.

Fique neste artigo para ter um direcionamento sobre qual concurso fazer e quais são as melhores técnicas, como fazer um planejamento e se realmente é necessário utilizar um cursinho para ser aprovado em concurso público.

Antes de mais nada, eu gostaria de pedir para você compartilhar esse artigo com seus amigos em usas redes sociais. Pode parecer um pequeno gesto, mas nos ajuda muito a continuar trazendo conteúdo de qualidade.

Para começar, eu te convido a ler esse artigo do começo ao fim. Após ler o texto, clique nos links para seguir para as demais páginas que servem como complemento. Eu posso te garantir que vários coachs cobram muito caro para ensinar isso que você vai aprender aqui de graça. Então não perca a oportunidade e absorva essas dicas.

Dicas de como estudar para concurso

Direcionamento

Em primeiro lugar, escolha uma área de atuação e defina qual o seu cargo dos sonhos. Isso não quer dizer que você estudará somente para esse concurso, mas ajudará bastante a se manter focado. Vejo muitos estudantes querendo fazer provas de todos os editais que são lançados, e isso atrapalha muito o desempenho do candidato.

Você precisa aprender que não conseguirá ser aprovado caso continue fazendo qualquer prova que apareça. Não adianta você fazer uma prova da carreira bancária num domingo e no outro fazer para área policial. No máximo, o que você vai conseguir é pegar tempo de prova – nada mais. Tem uma frase que define bem essa situação:

“Quem muito quer, pouco tem!”

Por isso, antes de prestar qualquer concurso defina antes se:

  • Você se adéqua ao cargo
  • você tem afinidade com as disciplinas cobradas no edital
  • Quer estudar para concurso público municipal, estadual ou federal.

Para Ler Depois

Caso você tenha muitas dúvidas se quer atuar na área policial, fiscal, administrativa ou outra, te aconselho a dar uma lida no artigo qual concurso fazer.

Planejamento de estudos

Analisou bem em qual cargo você se adequa melhor? Pois bem, continue seguindo as dicas de como estudar para concurso, pois está na hora de planejarmos um Cronograma de Estudos. Mas por que isso é importante?

Então, sabe quando você diz que vai construir uma casa? Ninguém chega lá no terreno joga as telhas sobre o cimento e os tijolos que estão no chão e diz que vai morar. Antes disso, deve se fazer um projeto do que será feito e como será feito.

Se o projeto não for bom, sua casa pode ficar desnivelada, com rachaduras e até mesmo desmoronar. Daí a gente tira uma lição:

Tudo que nós temos que fazer de importante nessa vida requer um projeto. Então Por que você acha que ao estudar para concurso público seria diferente?

Nosso projeto no concurso não é apenas dizer: “Hoje vou estudar a matéria que mais gosto”. Montar um cronograma de estudos é essencial para que nossa “casa” não tenha rachaduras e desmorone.

A montagem da plano de estudos é bem complexa, por isso será minha segunda dica de texto para ser lido quando terminar este.

Para Ler Depois

Aprenda a montar seu cronograma de estudos.

O que devo estudar para o concurso público

Edital

O edital é a bíblia do concurseiro. Um concurseiro que não lê o edital tem grandes chances de não ser aprovado e continuar se frustrando em outras provas.

Lá, você vai descobrir:

  • O que deve estudar e o que não deve
  • Tempo de duração de prova
  • Se tem teste de aptidão física ou psicológica
  • Se terá prova discursiva
  • Datas da prova, dos recurso, da nomeação
  • e poderá tirar todas as suas dúvidas

Quero estudar para concurso público, mas tenho preguiça

Como deixar de procrastinar

Ta aí algo que anda lado a lado com a maioria dos estudantes. Na maioria das vezes, a procrastinação vem seguida de dor de cabeça, indisposição, mal estar e cansaço. Todavia, ter seu cronograma de estudos da forma ensinei acima é uma das melhores dicas de como estudar para concurso público e acabar com a procrastinação.

Com o cronograma e aplicando técnicas como a de Pomodoro você será capaz de vencer essa barreira emocional.

Quanto tempo para ser aprovado

Todo mundo que começa a estudar, sempre se faz essa pergunta: “Quanto tempo vou estudar antes de passar?”. Contudo, eu já vou avisando que isso pode ser coisa de semanas, meses ou anos. Tudo vai depender da bagagem que você já carrega contigo em relação às matérias cobradas no seu concurso.

Às vezes, até mesmo a sorte pode te ajudar, mas vai por mim, faça por merecer e nunca dependa da sorte.

Aprenda que com tempo e dedicação você será aprovado no concurso.

Escreva e Revise

Se você não é um super gênio, eu sinto te informar que o processo de aprendizagem se baseia em atividade motoras e repetitivas.

Com a quantidade de informações que temos acesso nos dias de hoje, nosso cérebro se tornou muito seletivo. E, às vezes, parece que ele só seleciona o que a gente não quer.

Por isso, mesmo com essas dicas de como estudar para concurso, é necessário escrever,revisar, escrever, revisar… Além disso, algumas técnicas simples, como montagem de mapas mentais pode auxiliar bastante seu processo de aprendizagem. Em suma, a criação ajudará no processo de memorização e entendimento da matéria.

Estudar por um bom cursinho

A verdade é que o melhor cursinho depende de qual concurso você vai fazer. Eu, por exemplo, passei em três concurso da área policial estudando pelo Alfacon. Porém, caso eu fosse estudar para área bancária, estudaria pela Casa do Concurseiro. Se fosse estudar para qualquer outra área estudaria pelo Estratégia Concursos.

Eu já estudei por vários cursinhos e fiz alguns releases sobre todos eles – basta clicar aqui para ver.

Conteúdo para estudar para concurso público

Ciclo EARA

Esse livro abriu minha mente e mudou minha forma de estudar para concurso, por isso eu estou sempre indicando ele aqui no site para que novos concurseiros possam conhecê-lo, pois vale muito a pena.

O Ciclo EARA é um livro do professor Fernando Mesquita, que é Analista Legislativo da Câmara dos Deputados e foi aprovado em 14 concursos públicos nos últimos anos.

Não é à toa que, estudando por esse Manual, eu passei em um concurso no Goiás e dois concursos em Brasília num intervalo de 6 meses entre um e outro. E quem já fez concurso aqui no DF sabe que o nível é Hard Core.

Ansiedade antes da prova

Muitas vezes a ansiedade é a causa de muitos problemas: ela pode causar estresse e ainda fazer com que as pessoas se saiam muito mal no dia da prova. Mas esse problema pode ser resolvido de forma bem simples: fazer atividade atividade física e ter uma alimentação balanceada.

A atividade física libera uma substância chamada serotonina, que é responsável por causar o bem estar e diminuir problemas de saúde e psicológicos. Além disso, a serotonina reduz cerca de 30% os sintomas e efeitos da ansiedade.

Qualquer atividade física vale, desde que seja feita com vontade, então um boa caminhada vale, uma dança, uma luta e até mesmo a academia. Lembrando que quanto mais cansativa for a atividade maior será a liberação de serotonina.

Assim você estará deixando a sua vida mais gostosa, aliando sempre com o cuidado com a alimentação. Portanto, evite frituras, açúcar e alimentos que contenham cafeína.

Outrossim, atividades como Yoga, Pilates e até mesmo sessões de massoterapia podem ajudar muito, mas nestes casos você terá que desembolsar um bom dinheiro. Então escolha de acordo com a que mais te agrada e se encaixa com o seu bolso. Essas dicas são ótimas para ser aprovado em concurso.

Como aprender a estudar sozinho

A vida de concurseiros e vestibulandos não é fácil. Às vezes, são necessários vários anos de estudos para ser aprovado. Mas chega um momento em que fazer cursinho presencial já não é mais necessário. Então surge a ideia: quero aprender como estudar sozinho.

A falta de tempo ou de dinheiro podem ser os principais motivos para fazer com que alguém decida estudar só. Assim, muitos candidatos saem do emprego para se dedicar exclusivamente aos estudos, outros permanecem no emprego e por isso lhes faltam tempo para fazer cursinhos.

Mas independente dos seus motivos, antes de se organizar para começar a estudar para concurso sozinho você precisa saber quais são os prós e contras:

Os contras

  • Você não tem um professor para dizer o que estudar. Você terá que se virar só.
  • Debater questões e tirar dúvidas com outras pessoas é uma excelente forma de aprender.

Lógico que mesmo que você estude sozinho você pode criar ou entrar em grupos de estudos. Você só vai perder um pouco de tempo para achar pessoas que vão fazer o mesmo concurso que você.

Os pontos a favor

Eu estudo sozinho há mais de 4 anos e não há nada melhor do que o sossego da minha casa ou de uma biblioteca para estudar e conseguir me concentrar.

Já tentei fazer cursinhos presenciais, mas definitivamente não deu certo. Até o passarinho fazendo um ninho em uma das árvores do pátio chama mais minha atenção do que aquele professor engessado resolvendo aqueles exercícios que nem caem mais no concursos. E olha que eu estudei em um cursinho que já foi bem grande aqui em Brasília.

Os cursinhos online com toda certeza são os pontos fortes de se estudar sozinho. Você tem em suas mãos o poder para decidir que o professor do cursinho X vai te ensinar Direito Penal e um professor do cursinho Y vai te ensinar Direito Administrativo.

Você só precisa saber como se organizar para estudar sozinho. Quais técnicas utilizar, quais os melhores cursinhos, qual é a sua área de atuação, se manter motivado e acabar com a procrastinação.

Seguindo esses passos dá até para estudar para medicina sozinho. Agora que você já sabe quais são os prós e contras de como estudar em casa sozinho, vamos ao que interessa: as dicas.

5 dicas de como começar a estudar sozinho para concurso

Para começar a estudar para concurso público sozinho, você pode seguir essas 5 dicas que vão facilitar seu aprendizado.

como Estudar sozinho de Wellington Beltrão

Pode parecer besteira, mas escolher a área de atuação é essencial, seja estudando sozinho ou em cursinhos. Na internet existem vários testes vocacionais, portanto descubra a sua área.

Alguns concurseiros não se preocupam com a área de atuação, querem apenas passar em qualquer concurso. Eu até entendo a situação, às vezes a grana aperta e você só quer estar trabalhando e recebendo um salário, mas focar em algo que você gosta vai acelerar a aprovação em concurso.

Eu sei que muitos estudantes optam por estudar sozinho para concurso pelo fato de não ter condições de comprar um bom cursinho. Então, se a grana estiver curta você pode conferir sites gratuitos e canais do youtube nestes artigos:

Tenho um convite para você!

Se você gostou do artigo com as dicas de como estudar para concurso, quero te convidar a deixar um comentário aqui embaixo com suas dúvidas, críticas ou sugestões sobre o que publicamos. Isso nos ajuda a melhorar nossos artigos e trazer conteúdo sempre com mais qualidade 🙂

Pode ter certeza que eu vou ler todos os comentários e também responderei a todos.

FAQs: Principais perguntas

Como estudar psicologia sozinho

Se você está pensando em começar a estudar psicologia sozinho pode fazer um teste vocacional antes ou ver a grande curricular do curso em qualquer faculdade.

Como estudar português para concurso sozinho

Infelizmente aquele livro velho do ensino médio não será suficiente para seu estudo. A melhor forma de estudar português sozinho é usando livros específicos ou apostilas de professores como a Flávia Rita.

Métodos para estudar sozinho

Conhecer métodos de estudos como o Pomodoro ou até mesmo o Tripé da Aprovação já é suficiente para que você consiga estudar sozinho.

Como estudar redação sozinho

O primeiro passo é entender como funciona o processo de construção da redação. Sabendo fazer um bom cabeçalho, um desenvolvimento criativo e uma conclusão fatal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas e tipos de aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano. Certamente utilizar bons tipos de aprendizagem fará com que seu

Leia Mais »