Como estudar para OAB

De acordo com alguns estudos mais recentes, faltando cerca de 32 dias para uma prova você deve mudar seu plano de estudos exclusivamente para a Reta Final. Por isso, nesse texto sobre como estudar para a OAB, eu vou te passar gratuitamente o cronograma da OAB feito pelo Estratégia Concursos.

Definitivamente, antes de começar a estudar para uma prova, você precisa aprender a utilizar um cronograma de estudos. Afinal de contas, quanto mais perto da prova, mais você fica ansioso, cansado e desorganizado.

Lembrando que esse plano de estudos da OAB também pode ser utilizado para você que tem um prazo maior que 32 dias para a prova. Além disso, antes de fazer o download do cronograma de estudos OAB 32 dias em PDF, eu aconselho que você leia este artigo até o final para entender melhor como utilizar o cronograma.

Cronograma de estudos OAB

Não importa se você está começado a estudar agora ou não. Afinal de contas, o cronograma aliado a um bom curso de Mapas Mentais para a OAB vai potencializar os estudos tanto daquele aluno que já estuda há mais tempo, como daquele que está começando e quer dar aqueles “gás”.

Para iniciar a utilização desse cronograma é importante frisar três aspectos.

  • Seu tempo disponível
  • Questões da prova
  • Revisões

Antes de continuar, faça o download gratuito do cronograma direto no site do Estratégia Concursos clicando abaixo:

Com poucos mais de 32 dias, seu cronograma será montado da seguinte forma:

cronograma de estudos oab

No quadro acima, você pode perceber que as matérias centrais são as mais importantes, além disso temos as intermediárias e as de pouca importância.

Nesse sentido, outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a disciplina da sua prova prática. Se a disciplina escolhida por você for uma das disciplinas de relevância Intermediária, você a passará para as Matérias Centrais, por exemplo:

  • Vamos supor que sua prova prática seja sobre direito empresarial. Você passará Dir. Empresarial para o lado das Matérias Centrais e jogará Direito Civil para a coluna do meio.

Em outras palavras, isso se deve ao fato de que em 32 dias já não tem mais tempo de “zerar” o edital. Por isso, as disciplinas de menos importâncias são “deixadas de lado” para que você atinja os 40 pontos necessários.

No cronograma de estudos OAB 32 dias, cada matéria já vai estar dividida com os pontos mais importantes e que mais caem para que você possa estudar para OAB.

Agora que você está com o seu cronograma em mãos, vamos entender como se preparar para a primeira fase da OAB.

Como estudar para prova da OAB primeira fase

A prova da Ordem dos Advogados do Brasil está entre um dos exames de ordem mais difíceis do Brasil. Logo, é comum vermos pessoas comentando que “a prova é feita para reprovar”. E de fato é mesmo! Como resultado, não importa se você vai estudar para OAB 1ª ou 2ª fase, sempre é difícil.

Se você chegou a ver as últimas provas da OAB pode perceber como o nível de dificuldade está ficando maior. Mesmo assim, eu não vou te prometer uma fórmula mágica para passar na prova – até porque isso não existe!

Quando se quer passar em uma prova desse nível é preciso saber o que estudar e como estudar. Em síntese, você precisa de boas técnicas e estratégias de estudos, e é isso que você vai aprender abaixo. Similarmente, para que você possa ter uma boa fonte de estudos vou indicar ao final do artigo o melhor cursinho.

Por outro lado, muitos candidatos vão para a prova da OAB 1ª fase sem saber como ela funciona, por isso é preciso explicar primeiro essa parte. Então, a prova é realizada pela FGV e tem 80 questões de múltipla escolha divididas entre 17 disciplinas, sendo que cada uma das 80 questões vale 1 ponto.

Além disso, um fato interessante é que mesmo os candidatos que estão se preparando de forma “adequada” se surpreendem no dia da prova. Portanto, para não dar aquele branco na hora da prova, você precisa utilizar a técnica correta.

Nestes casos, eu aconselho que você conheça o método Ciclo Eara, que consiste em:

  • Estudar;
  • Aplicar;
  • Revisar;
  • Adaptar.

Veja como você pode utilizar o Ciclo Eara para otimizar seus estudos da OAB na 1ª e 2ª fase.

O que cai na primeira fase da OAB?

Então veja abaixo cada uma das 17 disciplinas que caem na prova.

  • Ética
  • Filosofia do Direito
  • Constitucional
  • Direito Tributário
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Direito do Consumidor
  • Administrativo
  • Direitos Humanos
  • Direito Ambiental
  • Direito Civil
  • Processo Civil
  • Direito do Trabalho
  • Direito Empresarial
  • Processo do Trabalho
  • Direito Internacional
  • Direito Penal
  • Processo Penal

Agora que você já conheceu o Ciclo Eara e viu quais são as 17 disciplinas, veja como começar a se preparar.

Estudar para OAB durante a faculdade

Acredito que essa seja a dica de ouro para quem quer estudar para OAB 1ª fase: não perca tempo e comece a estudar ainda durante a graduação.

Começou agora a faculdade? Não tem problema, já comece a se preparar. Eu digo isso pois sempre tem aquele pessoal que é aventureiro, vai para a faculdade sem interesses curriculares. Esses não passarão na prova. Então, não seja um deles!

Em suma procure fazer uma faculdade para conseguir notas entre boas e excelentes. A vida não dá mole para ninguém e bancas como FGV ou CESPE muito menos.

Tenha leis atualizadas

Assim como em concursos públicos, você precisa estudar por leis atualizadas, então invista nisto. Sim, eu sei que a quantidade de livros que se tem que comprar para a faculdade é enorme, mas isso não nos exime de ler a lei seca.

Se a grana estiver curta, veja aqui como é fácil conseguir livros de graça do governo.

Linguagem

Um dos fatores de se ler os livros da faculdade é para que você esteja familiarizado com a linguagem utilizada pelos juristas.

Fazer a prova da OAB 1ª fase sem saber a linguagem utilizada é como você viajar para a Russia e não saber falar a língua local.

Emocional

Se você já prestou o exame outras vezes e não passou, é bem provável que o seu problema já não seja apenas sobre como estudar para OAB, mas talvez seja um problema emocional.

Eventualmente um problema familiar, a pressão dos pais ou talvez por você se cobrar demais pode estar te atrapalhando a conquistar seus objetivos.

Estratégia Concursos para estudar para OAB

Sem dúvidas, o Estratégia é o melhor curso para quem está se preparando para prova da Ordem. Veja abaixo porque.

Com a assinatura da OAB, você faz um pagamento único e tem acesso ilimitado ao curso até que seja aprovado – tanto na 1ª como na 2ª fase. Esse material completo consiste em:

Livros DigitaisVideoaulasMapas Mentais
Simulados QuinzenaisLivrão DigitalMaratonas Quinzenais
Monitorias com CoachesCurso Reta FinalCronogramas de estudos

Lembre-se, ter um material atualizado é a dica mais importante de todas.

Assim, com todo esse material disponível, você vai precisar apenas estudar.

Por fim, vamos pincelar abaixo sobre como funciona a segunda fase da prova.

Como é a segunda fase da OAB?

Na segunda fase da OAB, os candidatos farão duas partes de prova.

  1. A primeira, vale cinco pontos e consiste na redação de uma peça prático-profissional sobre a área jurídica que optaram no ato da inscrição. As áreas podem ser: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal e direito tributário.
  2. A segunda parte da prova é formada por quatro questões discursivas (também relacionadas à área jurídica) cada uma valendo 1,25 ponto, e definidas pelo candidato no ato da inscrição.

Confira os principais pontos da segunda fase da OAB

Principais pontos do estudos da 2ª fase

  1. Resolva exames anteriores

    Procure resolver exames anteriores e não fique apenas focado na peça prático-profissional. Zerar nas questões, fará com que você não alcance a pontuação necessária para aprovação.

  2. Mantenha-se informado dos códigos e datas

    Alguns exames já cobraram súmulas dos tribunais que saíram até um pouco antes da publicação do edital. Por isso, fique atento a atualizações dos códigos e datas;

  3. Habitue-se com índices

    Na prova é permitida a consulta ao código, que não tenha anotações pessoais. Portanto, procure se acostumar com índices para localizar as respostas de forma rápida.

  4. Cuidado com a caligrafia

    Lembre-se que você precisará escrever muito na prova. Portanto, cuidado com a caligrafia. Deixe a letra legível para que o avaliador consiga entender e evite perder pontos!

  5. Procure responder ao máximo

    Evite deixar respostas em branco na prova dissertativa. Pois, ao contrário da prova objetiva, na prova dissertativa existe meio certo e todos os pontos valem e contribuem para o resultado final.

  6. Escrever o desnecessário é perda de tempo

    O edital estipula limite de 150 linhas para a peça prático-processual e 30 linhas para cada uma das questões discursivas.

  7. Procure seguir o edital

    Responda exatamente o que a banca estiver pedindo, sem questionar. Já aconteceu da resposta de uma questão dissertativa, ser exatamente a repetição dos argumentos da própria pergunta.

  8. Preste atenção aos detalhes da prova

    A ordem de resposta das questões no caderno de respostas deve seguir a ordem da prova: primeiro deverá vir a resposta da peça e em seguida as questões dissertativas. Procure também não destoar muito do modelo abstrato de cabeçalho de peça.

Eventualmente, muitos candidatos acabam sendo reprovados pela falta de atenção, ou simplesmente, por responderem na página destinada à redação da peça! Então tome cuidado!

Quem pode se inscrever no exame da OAB

Em primeiro lugar, o Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, por estudantes que estejam no curso de graduação em direito, tanto no último ano do curso, como nos dois últimos semestres.

Finalmente, após realizar o Exame, os aprovados receberão um número do Cadastro Nacional de Advogados, o CNA, que permitirá exercer a profissão de advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *