Como ganhar bolsa de estudos para graduação

Pensando em começar uma graduação, mas não consegue pagar a mensalidade integral do seu curso? Pois bem, acompanhe esses artigo e veja como conseguir uma bolsa de estudos.

E se você acha que somente alunos nota 10 conseguem bolsa de estudos você está muito enganado. Hoje você vai conhecer formas e formas de se ganhar uma bolsa mesmo sem fazer prova. Mas antes disso, você sabe o que é bolsa de estudo?

Principais perguntas

O que é bolsa de estudos?

É uma forma de diminuir ou até mesmo zerar os custos de mensalidade do curso do estudante. As bolsas podem ser parciais, onde oferecem até 90% de desconto na mensalidade; ou integrais, com desconto de 100%.

Como conseguir bolsa de estudos?

As bolsas de graduação, em alguns casos são oferecidas pela própria instituição ou por instituições parceiras. Além disso, você pode conseguir em organizações comunitárias, instituições de caridade, empresas, corporações ou mesmo cidadãos particulares.

Como conseguir uma bolsa de estudos

Em primeiro lugar, existe uma falácia que somente os estudantes “estupendos” podem obter uma bolsa de estudos. Logicamente isso não é verdade, apesar de muitas universidades se utilizarem disso. Entretanto, você pode conseguir bolsa de estudos do governo, de empresas e de várias outras formas.

Em suma, abaixo você pode conferir várias formas de conseguir o tão sonhado desconto nas mensalidades da faculdade.

Ganhar bolsa para faculdade usando nota

Esse é o modelo mais conhecido para se ganhar descontos, por isso vamos começar por ele. Afinal, milhares de bolsas de estudo a cada ano são concedidas com base no desempenho acadêmico.

Por exemplo, o estudante que acerta mais de 80% da prova ganha uma bolsa de graduação integral. Todavia, pode acontecer da instituição oferecer bolsas com porcentagens menores.

Surpreendentemente, as provas não são um bicho de sete cabeças se você se dedicar a estudar com um bom plano de estudos.

Programa social para bolsa de estudos

Igualmente, o Programa Universidade para Todos, Prouni, é destinado àqueles que tem renda familiar de até três salários mínimos. Além disso, é necessário que tenham estudado em escola pública ou escola particular por meio de bolsa integral.

Conforme o site do programa, para participar do Prouni, o candidato precisa prestar o Enem e obter nota acima de 450 pontos.

Vagas remanescentes

Hoje, existem muitos sites especializados em encontrar vagas que não foram preenchidas em determinadas universidades e disponibilizá-las a quem deseja cursas.

Para isso, o site é uma espécie de intermediário entre a universidade que tem a vaga sobrando e o candidato que quer entrar na faculdade.

Um dos sites mais conhecidos é o Quero Bolsa e funciona da seguinte forma:

  1. Faça uma busca no site pelo curso e instituição preferida;
  2. Caso tenha vaga, basta fazer sua pré-matrícula e ver o valor da bolsa;
  3. pague sua pré-matrícula e apresente o comprovante na instituição.

De maneira idêntica ao Quero Bolsa, existe o Portal Bolsa de Estudo, Neora e o Educa Mais Brasil.

Outros casos

Em raras exceções, os alunos obtém uma bolsa de estudos por causa de sua habilidade atlética, talento artístico, serviços comunitários ou por querer estudar em um campo particular.

O que você precisa saber é que as bolsas estão disponíveis para estudantes de qualquer nível.

Faculdades com bolsas reconhecidas pelo MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *