Como traçar metas de estudo

Se engana quem acha que para começar a estudar é necessário apenas ler um livro ou assistir as videoaulas. Para ter um bom rendimento e ir bem na prova é necessário criar metas de estudo bem definidas, caso contrário você estará perdendo seu tempo.

O significado da palavra meta é fácil de definir, veja o que diz o dicionário:

Aquilo que se pretende alcançar; objetivo, finalidade.

Dicionário online de Português

Assim, nós podemos chegar a seguinte conclusão: sua meta pode ser a aprovação no concurso, vestibular, terminar o ensino fundamental etc. Mas para que essa macro meta seja alcançada, você precisa criar micro metas.

Por exemplo:

  • Macro meta: aprovação no concurso; passar no vestibular
  • Micro meta: quais disciplinas vou estudar essa semana; quantos exercícios vou responder hoje.

De forma resumida, podemos dizer que traçar metas de estudo é o mesmo que definir qual seu objetivo (macro meta) e o que você precisa fazer para alcançá-lo (micro meta).

Defina sua Macro meta de estudos

A primeira coisa que você precisa ter em mente é definir qual o seu objetivo final. Pode ser a aprovação no concurso da Polícia Penal, passar na PUC, obter uma nota alta no vestibular, tirar mil na redação do Enem, passar no ensino fundamental etc.

Somente após definir esse seu objetivo você poderá seguir para as micro metas de estudo, que é onde daremos o maior foco desse texto.

Micro metas de estudo

Daqui pra frente chamaremos as micro metas apenas de metas de estudo para ficar mais didático, afinal é isso que importa.

Para alcançar seu objetivo final, essas metas precisam estar muito bem definidas e de forma sustentável. Por exemplo, não adianta você dizer que vai estudar 12 horas por dia, já que você sabe que isso não é possível.

Todos nós temos limitações e saber cada uma delas é o que fará você ser aprovado ou não.

Confira abaixo quais as metas mais importantes a serem traçadas.

Quantidade de horas e horário de estudo

Para começar, você precisa aprender a respeitar seu corpo. Não adianta você colocar como meta de estudo estudar 5 horas por dia se você aguenta estudar apenas 2 horas. Por vezes, o estudante colocar uma meta de 6 horas líquidas de estudos, mas trabalha, faz faculdade e tem apenas 1 hora disponível para se dedicar aos estudos. Assim, está claro que essa meta nunca vai ser alcançada.

Outro erro bastante comum é colocar seu horário de início dos estudos as 6 horas da manhã, por exemplo, mas não gostar de acordar cedo. Novamente, você precisa respeitar seu organismo. Qual horário você se sente melhor acordando? Se você não precisa acordar cedo por outro motivo e se sente melhor acordando as 11h00 da manhã, defina seus horários de estudos de acordo com esse horário.

Posso citar meu caso como exemplo. Após alguns meses de estudos, percebi que não conseguia me concentrar de manhã. pensando nisso, comecei a mudar meus horários. Um dia estudava de tarde, no outro de manhã e no outro de noite. Dessa forma, percebi que de noite tinha mais concentração e foco. Então, mudei o horário do meu cronograma de estudos e comecei a estudar de noite.

Monte um cronograma de estudos

Após definir seu horário de estudos e a quantidade de horas por dia, defina como você vai estudar as disciplinas. Nesse sentido, se você vai estudar duas horas líquidas por dia, você precisa estudar duas disciplinas; três horas, três disciplinas; e assim por diante. Isso não precisa ser tão engessado, adapte para você. O mais importante é dedicar pelo menos uma hora para cada disciplina, mas não tem problema se esse tempo extrapolar.

Quando for definir a quantidade de horas tente se basear na dificuldade e afinidade que você tem com a disciplina. Se dedique mais tempo em disciplinas que você tem mais dificuldade ou goste menos. Dê uma olhada na imagem abaixo para você ter uma ideia.

Como traçar metas de estudo

Defina prazos para cumprir as metas de estudo

Existem vários aspectos que tornam a definição de prazos essencial para alcançar seu objetivo.

O primeiro é que você conseguirá aumentar, gradativamente, a quantidade de horas estudadas por dia/semana/mês. Em segundo lugar, colocar prazo e atingi-los cria a expectativa de continuar estudando todos os dias. Por fim, tudo isso ajudará você a criar o hábito de estudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *