Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Cronogramas de estudos

Para simplificar, podemos dizer que o cronograma de estudos é uma metodologia de organização que tem como objetivo auxiliar o estudante no planejamento das atividades diárias.

E quando falamos em cronograma de estudos a primeira imagem que vem a cabeça é um calendário com as disciplinas a serem estudadas em determinados dias e horários. Esse “cronograma“, na verdade, é o Plano de Estudos e apesar deste ser o mais conhecido, nos últimos anos foi o Ciclo de Estudos que caiu nas graças dos concurseiros graças ao professor Alexandre Meirelles.

Neste artigo você vai entender qual a diferença entre o Plano de Estudos e o Ciclo de Estudos e definir qual é o melhor para você, além de aprender como montar o seu próprio cronograma de estudos e fazer download em PDF.

Mas saiba que independente do método que você escolha, ter disciplina e uma boa rotina de estudos é o que vai te ajudar a ser aprovado. Por isso nós vamos falar sobre tudo isso nesse artigo.

Diferença entre Ciclo, Plano e Cronograma de Estudos

Cronograma de Estudos

O cronograma é o planejamento da sua rotina diária de estudos. O Plano e o Ciclo são as formas como você vai montar esse planejamento.

Para ficar mais fácil de entender, o Cronograma é gênero onde o Ciclo e o Plano são espécies.

Plano de Estudos

O plano de estudos é o cronograma baseado no calendário, onde você vai dividir as disciplinas em datas e horários específicos para estudos.

Este modelo é bastante conhecido e utilizado por estudantes que estão começando agora os estudos e ainda não têm disciplina suficiente.

como montar um cronograma de estudos para concurso

Como pode ser visto na foto acima, o estudante tem que montar sua rotina de estudos diária e segui-la à risca para concluir todas as disciplinas da prova a tempo. Essa organização é uma forma de dar ao estudante aquilo que ele mais precisa: disciplina.

Ciclo de estudos

Para mim, é o melhor cronograma que existe, entretanto existem alguns poréns. Mas antes vamos falar sobre o que é o Ciclo de Estudos.

Diferente do Plano de Estudos, o Ciclo não se baseia em datas e horários fixos. Não existe a ideia de que você irá estudar determinada disciplina das 3 às 4 horas da tarde, por exemplo.

Podemos dizer que o Ciclo não é baseado em datas, mas sim em períodos.

Por exemplo: você tem três disciplinas e vai estudar duas horas cada uma, seu ciclo será de 6 horas. Ao concluir essas 6 horas seu ciclo terá terminado e você poderá recomeçá-lo adicionando ou diminuindo o tempo das disciplinas de acordo com seu rendimento. Em conclusão, ficará a seu critério, inclusive adicionar ou retirar as disciplinas. Vale lembrar que essas 6 horas poderão ser cumpridas em um dia, uma semana, um mês etc. Tudo vai depender do seu tempo livre.

o que é ciclo de estudos

Entretanto, como dito acima, existem alguns poréns para o estudante que quer estudar por esse método. Em suma, o mais aconselhável é que o estudante que opte por estudar pelo Ciclo já seja mais experiente e tenha uma rotina de estudos bastante definida.

O estudante que optar pelo Ciclo já deve ser bastante disciplinado, caso contrário entrará em um processo de procrastinação e não conseguirá sua aprovação.

Já que estamos falando sobre rotina e disciplina, que tal falarmos um pouco sobre a importância de se ter um bom cronograma de estudos antes de aprendermos a criar um Plano e um Ciclo?!

Qual a importância do Cronograma de estudos?

Você já parou para pensar por que vale a pena aprender como fazer um cronograma de estudos? Analisando a longo prazo, podemos dizer que a organização vai influenciar diretamente em quanto tempo você será aprovado.

A saber, a verdade é que um bom cronograma pode te levar a aprovação em menos de um ano de estudo.

Podemos destacar as seguintes vantagens em aprender como fazer seu próprio Plano ou Ciclo de estudos para concurso público ou vestibular:

Cumprimento de metas

Nós somos preguiçosos por natureza. Não é culpa sua, mas o cérebro age assim mesmo – se você não tem objetivos e metas a serem cumpridas, sempre vai procrastinar.

Então, quando criamos um plano de estudo essa rotina serve para enganar o cérebro dizendo que sempre temos uma meta a ser batida no dia.

Melhora a concentração

Com a construção adequada de um Ciclo ou plano de estudos o seu cérebro vai se adaptando a rotina de estudos, aos horários, etc.

Enfim, com a criação desse hábito de estudos para você seu cérebro entenderá que deve se concentrar, pois se trata de uma tarefa importante e que deve ser cumprida sem demandar esforço.

Organização

O Cronograma é uma organização de tempo. E apesar do nosso cérebro ser preguiçoso ele odeia bagunça.

Você já percebeu como trabalhar em um local bagunçado não rende? Por isso um cronograma de estudo desorganizado dificulta o processo de aprendizagem.

  • Um dos melhores aliados na construção da organização é o Ciclo EARA do Fernando Mesquita.

Pois bem, estamos a um passo de montarmos nosso cronograma de estudos, mas antes precisamos montar nossa rotina de estudos.

Como criar uma Rotina de Estudos

Eventualmente criar e manter uma rotina de estudos pode ser um dos maiores problemas na vida dos estudantes. Até mesmo os mais dedicados estudantes podem falhar nesse assunto.

Por isso precisamos entrar nesse assunto antes de montar seu cronograma. Afinal de contas, de nada adianta criar um cronograma que não será seguido.

Isso aumentará ainda mais sua frustação como estudante.

É tudo questão de hábito

Pois bem, sabe aquelas tarefas que fazemos como se fosse um piloto automático? Por exemplo, se você tem o hábito de tomar café pela manhã, todos os dias você cumprirá esse hábito sem muito esforço.

Com os estudos acontece da mesma forma se você criar o hábito de estudar em determinados horários e dias. Por isso é necessário criar o hábito, desenvolvê-lo, mantê-lo e segui-lo.

Organize seu tempo corretamente

Ter o controle do seu tempo é super importante antes de montar seu cronograma de estudos. Por isso, já separe em um papel seus momentos de lazer, de estudar, de estar com a família, etc.

E claro, lembre-se sempre que se você deseja passar no Enem, concurso ou na faculdade deverá priorizar o tempo de estudos.

Delimite as prioridades para estudar

Todo estudante tem um disciplina preferida. Ela não será sua prioridade. Ao montar um cronograma de estudos você deve optar por dar prioridades as disciplinas em que você sente mais dificuldade.

Para manter sua rotina de estudos será necessário se dedicar a todas as disciplinas, mas, principalmente, aqueles que você possui maiores dificuldades.

Organize o cronograma de estudos

Jamais esqueça de manter atualizado o seu cronograma! Assim, ao terminar de estudar sempre faça a atualização das matérias que já foram concluídas e aquelas que ficaram para depois.

Descanse e durma bem

Estudar é muito importante sim, mas jamais devemos abandonar os momentos de lazer. A mente precisa de descanso. Por isso nunca caia na cilada de sobrecarregar sua mente com estudos. Estude quando tiver que estudar e divirta-se com moderação.

Por fim, ter noites boas de sono fará toda a diferença para a sua disposição em estudar. Quando não dormimos bem, o dia se torna difícil. Ocasionalmente tudo começa a se transformar em uma bola de neve, então, apenas lembre-se de dormir bem, até que esteja descansado.

Esses são ótimos caminhos para manter uma rotina de estudos. Entretanto, além de seguir essas dicas é necessário também que você crie um Cronograma de estudos realista.

O que é o Cronograma de estudos realista?

Eventualmente, se elaborado de forma incorreta o plano ou o ciclo de estudos pode atrapalhar em até 90% o rendimento do estudante.

Sob o mesmo ponto de vista, para aprender como fazer um cronograma de estudo para Enem ou concurso, você precisa saber que não é apenas adicionar as disciplinas cobradas em um papel e estudá-las quando quiser.

O cronograma de estudos é uma meta que DEVE SER CUMPRIDA de forma rígida.

Para fazer seu ciclo ou plano de estudos realista você precisa saber:

  • Quantas horas você consegue estudar por dia
  • Quais disciplinas você tem mais dificuldade
  • Qual horário você dorme e acorda mais disposto

Exatamente por causa desses pontos acima que você precisa criar uma rotina de estudos. Agora você percebe que tudo está interligado?

Inclusive, esqueça aquela história de que para ser aprovado você deve acordar cedo. Veja abaixo porquê: \o/

Por exemplo, tem estudante que rende mais estudando pela manhã, mas tem estudante que só consegue se concentrar no período da noite – assim como eu. Quase sempre eu ia dormir às 4 horas da madrugada e acordava às 11 horas. Isso não me impediu de ser aprovado em vários concursos.

Uma boa forma de se conhecer melhor e saber qual é o melhor horário para você estudar é entendendo quais são os três principais tipos de aprendizagem.

Justamente por conta do fato de que a forma que o estudante “A” aprende é diferente do estudante “B” que você precisa aprender a montar seu próprio Cronograma de Estudos. Primeiro vamos falar sobre como montar um Plano de Estudos, depois vamos aprender a criar o Ciclo de Estudos.

Como fazer um Plano de estudos para Enem ou concurso

Para começar a montar seu Plano de Estudos, você precisa ter descoberto na etapa anterior em qual horário você vai estudar. Além disso, também precisa ter definido na sua rotina quantas horas terá disponível para se dedicar aos estudos.

Concluída a etapa anterior, o primeiro passo é criar uma planilha no Excel. Lá, coloque todas as disciplinas cobradas na sua prova.

Divida as disciplinas com conteúdos mais longos daquelas que você tem mais dificuldade e faça um balanço. Se dedique menos àquelas disciplinas que você já tem maior afinidade. Assim você tem a possibilidade de aprender mais sobre determinado assunto que tem menos conhecimento.

Faça seu plano de estudos semanal. Se você estiver começando a estudar, tente não colocar mais do que três matérias por dia. Além disso, caso seu plano de estudos tenha mais de duas horas seguidas de estudos dê uma pausa a cada hora. Nesse intervalo relaxe, medite, pratique exercícios físicos.

Veja meu exemplo de Plano de Estudos:

plano de estudos para imprimir

Está no transporte público indo para o trabalho ou para a faculdade? Escute podcasts, faça revisões, resolva questões. Adicione outros métodos de estudos nos seus horários vagos e estude sobre processos de memorização, aprendizagem, foco e concentração.

Marque seu tempo

Marque também quantas horas líquidas você estuda. Isso ajuda você a ter uma base de quantas horas você consegue estudar por dia. Dessa forma, você pode ir aperfeiçoando seu Plano de estudos.

Alguns aplicativos podem te ajudar nessa tarefa.

Aplicativos e sites para auxiliar

Para isso, eu indico o aplicativo de celular “Aprovado“, ele é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para IOS.

Aqui tem uma lista dos 10 melhores aplicativos para estudar para concurso.

Ciclo de Estudos do Alexandre Meirelles

Como dito lá no começo deste artigo, esse modelo de cronograma tem chamando bastante atenção dos concurseiros. Entretanto, vale lembrar que vestibulando também podem usá-lo.

Como muitos estudantes estão optando por utilizar esse método, resolvi escrever um artigo especialmente somente sobre o Ciclo de Estudos do Alexandre Meirelles. Se você gosta de vídeo, fiz esse bem didático ensinando a criar o Ciclo. Aproveite e ajude nosso canal de inscrevendo.

Sempre gosto de fazer essa analogia: Quando você diz que vai construir uma casa, antes de qualquer coisa deve ser feito um projeto.

Ninguém chega lá no terreno joga as telhas sobre o cimento e os tijolos que estão no chão e diz que vai morar. Se o projeto não for bem feito, sua construção estará abalada correndo o risco de não dar certo.

Quando falamos em concurso, esse projeto será o nosso plano de estudo. Aí está a importância sobre aprender como fazer um cronograma de estudo para concurso.

E você, qual tipo de cronograma gosta mais de usar? Deixe seu comentário.

FAQs: Perguntas frequentes sobre Cronograma de estudos

Como fazer um plano de estudos?

Faça uma análise do edital, veja quais disciplinas você tem mais afinidade. Dê uma atenção maior para aquelas que você tem mais dificuldade. Por fim, seja realista em quantas horas você consegue estudar por dia.

Como fazer cronograma de estudos no excel?

Com as disciplinas em mãos, coloque-as em uma planilha do excel de acordo com o grau de dificuldades. Deixe menos tempo para aquelas disciplinas que são mais fáceis ou que tenham menos conteúdo.

O que é plano de estudos?

O plano de estudos é uma técnica utilizada por vários estudantes como forma de controlar as disciplinas estudadas e como está seu avanço nos estudos. É baseado em datas e horários específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *