Muitas vezes, na língua português, nos deparamos com expressões que causam confusão, não só pelo som similar, mas também pelo contexto em que podem ser aplicadas. Duas dessas expressões são de encontro a e ao encontro de.
Vamos esclarecer o uso correto de cada uma delas para que você não tenha mais dúvidas!
De encontro a e Ao encontro de
“De Encontro a” – Indicando Oposição
A expressão “de encontro a” é utilizada quando queremos indicar uma ideia de oposição, confronto ou algo que é contrário. Ela transmite a noção de choque, colisão ou desacordo com alguma coisa ou situação.
Exemplo:
- A decisão do comitê foi de encontro às expectativas dos investidores.
“Ao Encontro de” – Indicando Convergência
Por outro lado, “ao encontro de” é a expressão correta quando a intenção é mostrar compatibilidade ou apoio a algo. Ela sugere encontro, concordância ou complementariedade.
Exemplo:
- As propostas do novo projeto vão ao encontro das necessidades dos clientes.
Principais Perguntas
Qual é a diferença entre de encontro a e ao encontro de?
“De encontro a” é usada para indicar oposição, enquanto “ao encontro de” expressa concordância ou apoio.
Posso usar “de encontro a” e “ao encontro de” de forma intercambiável?
Não, pois elas têm significados opostos. É importante usar cada expressão de acordo com o sentido que deseja transmitir.
Como lembrar qual expressão usar?
Associe “de encontro a” com desacordo (ambos começam com “d”) e “ao encontro de” com acordo (ambos começam com “a”).
Exercícios de Fixação
- Complete as frases com “de encontro a” ou “ao encontro de”: a. As novas regras do condomínio vão _______________ as necessidades dos moradores. b. Sua atitude foi _______________ os princípios da empresa.
- Identifique se a expressão foi usada corretamente: a. A oferta de trabalho foi ao encontro das minhas expectativas. ( ) b. Sua fala foi de encontro aos argumentos apresentados anteriormente. ( )
Respostas Abaixo nos Comentários. PS.: Nos comentários, clique em “Ver Comentários“.
Resposta:
1. A – ao encontro de; B – de encontro a
2. A – Correto; B – Correto