Descrição ou Discrição? Não erre mais

A nossa língua é cheia de armadilhas, desta vez a dúvida é sobre descrição ou discrição. Afinal, qual dos termos é o correto de se usar? O intuito da sua pesquisa é não cair mais nesses erros simples, mas que sempre confundem a mente de estudantes como você, certo?

Logo, temos uma notícia que vai te aliviar e outra que pode causar confusão. Mas acalme-se, tudo será resolvido. Em primeiro lugar, as duas palavras existem na língua portuguesa. Ou seja, você não está errando em usar uma das duas. O problema está no contexto que você está aplicando-as.

A diferença entre descrição e discrição

Para solucionar as dúvidas e entender de uma vez por todas se o correto é descrição ou discrição, vamos analisar seus significados. Para começar, você precisa saber que elas são parônimas. Logo, são palavras que possuem escrita e sons parecidos, mas que dizem coisas completamente diferentes.

Descrição

A palavra descrição com a letra E, tem o significado de descrever ou apresentar algo ou alguém. Nós fazemos isso o tempo todo, principalmente, quando vamos à algum lugar ou conhecemos alguém. Então, veja alguns exemplos:

  • Ele tem o cabelo macio e a pele lisa;
  • A água das cachoeiras de lá é cristalina;
  • Meu vestido é longo e meu sapato e azul.

Em todos os casos, você teve uma noção de como era uma pessoa, um lugar e uma vestimenta. A palavra descrição representa isso, mostrar através de palavras as características de algo ou alguém.

Afinal de contas, o certo é entre eu e ele ou entre mim e ele? Descubra.

Discrição

Por sua vez, a palavra discrição com a letra I, é usada para mencionar a qualidade de uma pessoa que é discreta, reservada ou modesta. Veja alguns exemplos que te ajudarão a compreender melhor:

  • Discrição para Mariana é impossível, ela não se aguenta!;
  • Obrigado por manter a discrição em relação à esses comentários;
  • Essa sua discrição ao falar, me intriga.

Em conclusão, as duas palavras são muito idênticas, por isso, sempre acontece essas dúvidas. Mas não se preocupe, uma vez fixadas, você jamais errará novamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *