Empecilho ou impecilho? Qual a grafia correta

Empecilho ou impecilho? Quantas vezes você já se deparou com obstáculos gramaticais como este? Dúvidas como essa nos estudos é comum. Nem sempre temos a certeza de como se escreve algumas palavras e apesar de parecer algo simples, é importante fazer a conferência. 

A língua portuguesa sempre nos prega algumas peças ainda que sejamos nativos dela. A letra E e a letra I, sempre ocasionam questões como essa. Então, qual seria a grafia mais correta para usar o termo? Veja a seguir.

Empecilho ou impecilho? Com letra E ou I?

Se você acreditou cegamente que Impecilho era a maneira mais correta, esteve enganado por algum tempo. A forma correta de escrever é Empecilho, com a letra inicial E.

Apesar de que a escrita possa ultrapassar algumas visões estéticas, nem sempre deve se deixar levar pela intuição da beleza. Portanto, entre Empecilho ou impecilho, já sabemos qual é a grafia correta mas afinal, como se explica isso?

Simples! Derivada do verbo “empecer”, a palavra empecilho é um substantivo masculino. De acordo com o dicionário, seu significado diz respeito a ação de causar o impedimento, causar o prejuízo de algo ou alguém. 

O uso da palavra Empecilho deve ser aplicada quando estamos mencionando um obstáculo, algo ou alguém que está causando um impedimento. Veja alguns exemplos com a  palavra Empecilho:

  • Ele está criando um empecilho para não sair hoje. 
  • Podemos encontrar diversos empecilhos pelo caminho.
  • Eu sou um empecilho na vida dela.
  • Etc.

A palavra que remete a um obstáculo, ou seja, Empecilho, é construída por um derivado sufixal. Desta maneira, é adicionado então, um sufixo a uma palavra que já é existente. Ou seja, A palavra “empeço” que é a conjugação do verbo “empecer” já existe e nela é adicionada o sufixo ILHO

Logo, pelo fato de que a palavra empeço se inicia com EM, a forma correta de escrever é EMPECILHO.

Por que essa dúvida surge para muitas pessoas?

Nós humanos, somos muito influenciados pelos sons. A psicologia e a física quântica já explicaram esses acontecimentos. Desta maneira, nosso DNA é influenciado pelo que ouvimos dos outros e de nós mesmos. 

Logo, com as palavras acontece da mesma forma. Por isso, entre Empecilho ou impecilho acontece essa confusão ou como a mesma palavra diz, o empecilho de acertar o correto. Ao falar a palavra, o som se parece mais com I do que com E, por fim, acreditamos que a grafia com I seja a mais correta. 

Com essa breve explicação, deixamos uma ótima dica. Alimente seu DNA com palavras otimistas e veja seu progresso nos estudos e principalmente, na sua aprovação. Ao se deparar com alguma dúvida gramatical, faça uma pesquisa pois algumas delas despertam falhas até mesmo nos maiores escritores.

Acreditando na psicologia e na física quântica ou não, esses são estudos cientificamente comprovados. Se você quiser dar uma chance ainda maior para sua aprovação, esse é um bom caminho… mas jamais se esqueça de estudar!

A auto correção gramatical como a do Empecilho ou impecilho, é muito importante para que você fixe as palavras corretas na sua mente. Inclusive, você pode se deparar com questões de gramática que exigirão a alternativa correta. Assim sendo, tire um tempo para estudar palavras que lhe causam dúvidas.

2 comentários em “Empecilho ou impecilho? Qual a grafia correta”

  1. moacyr freitas

    Interessante sempre achei que a etimologia da palavra derivasse de impedir impedimento etc em pedir soa como errado…

  2. moacyr freitas

    Interessante sempre achei que a etimologia da palavra derivasse de impedir impedimento etc em pedir soa como errado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas e tipos de aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano. Certamente utilizar bons tipos de aprendizagem fará com que seu

Leia Mais »