Enfarte ou infarto – Existe uma forma correta de escrever?

Enfarte ou infarto, Infarte e enfarto

A dúvida entre enfarte ou infarto é velha e ainda traz alguns mistérios. Inicialmente, existem 4 palavras com o mesmo significado, sendo então, sinônimas. Essas palavras são, infarto, enfarto, infarte e enfarte. Algumas delas tem um uso mínimo dentro do nosso vocabulário, mas todas estão corretas.

A princípio, o problema que surge em cima delas, é que elas podem portar significados diferentes. Porém, até mesmo a última correção ortográfica diz que são sinônimas.

 Embora esse mistério exista, as duas palavras estão corretas e podem representar a mesma coisa. O enfarte ou infarto se trata de uma lesão nas artérias impedindo, então, o funcionamento da circulação do sangue. Além disso, os termos também podem ser úteis para dizer que alguém exagerou na refeição e está farto.

Qual é o termo mais comum?

O termo mais usado no Brasil entre enfarte ou infarto, é o termo infarto. Todavia, sabendo da existência e utilidade das duas, vamos visualizar alguns exemplos.

Infarto

  • “Lúcio teve um infarto essa noite.”
  • “Mariana quase teve um infarto de tanto que comeu.”
  • “Tome cuidado, jovens também podem ter infarto.”

Enfarte

  • “Lúcio teve um enfarte essa noite.”
  • “Mariana quase teve um enfarte de tanto que comeu.”
  • “Tome cuidado, jovens também podem ter enfarte.”

É claro que por ser mais comum a palavra infarto, pode soar completamente estranho. Mas, ao cair na dúvida sobre qual das palavras deve ser usada, a resposta é simples: as duas!

Portanto, se você se pegar nessa dúvida algum dia, fixe em sua mente essas e mais duas opções: infarte e enfarto. Desta maneira, você ainda tem outras opções para usar se for preciso, por exemplo, fazer uma redação. Nesses casos, os sinônimos são sempre bem vindos! 

Então, bons estudos e não se esqueça de incluir os termos enfarte ou infarto em sua memória.

É especialista em técnicas de estudo e aprendizado acelerado. Formou-se em jornalismo em 2011 e, depois disso, foi aprovado em diversos concursos. Atualmente, ele é o CEO do Canal do Estudante e lidera o programa de mentoria do Redação 1k.