O papel dos wikis na educação a distância

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade de educação que permite ao aprendiz e seus mestres não estarem fisicamente presentes em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, mas que possam interagir através de tecnologias dos mais variados tipos, como os Wikis.

O EAD enfatiza o papel do aluno no gerenciamento do seu aprendizado, fazendo com que os mesmos desenvolvam sua autonomia.alguns anos seria impossível ter um site onde qualquer pessoa pudesse entrar e modificar os textos como quisesse. Entretanto, esta tecnologia que permite textos colaborativos já existe e está ganhando força na internet, e se chamam Wikis.

O que são Wikis?

Os Wikis é um software voltado para web que permite fácil publicação de artigos, pesquisa e atualização, já que pode ser alterado por qualquer pessoa. Também é utilizado para fazer referência para outras páginas de documentos em hipertexto.

A palavra deriva de um termo havaiano que significa “rápido” e surgiu há 10 anos na internet. Entretanto, só recentemente se mostra como uma ferramenta de colaboração e gerenciamento do conhecimento.

Uma das melhores características da ferramenta é a facilidade com que você pode criar ou alterar as páginas, pois não existe revisão antes das modificações serem aceitas, e a maioria é aberta a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor Wiki. Entretanto, o registro de usuários não é obrigatório em todos os Wikis.

No ambiente da Educação Corporativa, diversas organizações estão utilizando esta tecnologia. Um bom exemplo é o Banco do Brasil e sua Universidade Corporativa que utilizam em larga escala a Tecnologia Wiki.

Um bom exemplo de uso de wikis na educação é o site Wikiversidade, que transmite de maneira muito didática, informações de como aprender e utilizar tecnologias web.

Por fim ,os wikis são importantes para criação, revisão e compartilhamento de informações em diferentes tipos de organizações dentro de ramos diversos da sociedade como a educação. Além disso, seu uso pode auxiliar muito o processo de educação servindo como fonte, referência e espaço para interação entre alunos, professores e a informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *