Entre eu e ele ou entre mim e ele? Saiba qual é a forma correta

Essa é uma das perguntas mais comuns em relação aos pronomes: Entre eu e ele ou entre mim e ele? Qual seria o termo correto para uso? Os pronomes retos e oblíquos são essenciais para nos comunicarmos corretamente.

Em sua prova de concurso ou vestibular, certamente você irá se deparar com questões que parecem simples mas que podem te confundir bastante.

Sabendo disso, para você, qual seria o termo correto? Aplausos se você escolheu “entre mim e ele”, porque é a forma correta. Precisamos confessar que a língua portuguesa é bem complicada mas temos a explicação que você precisa. Neste caso, vamos resolver essa dúvida?

Entre eu e ele ou entre mim e ele?

Em primeiro lugar, é preciso voltar para a aula de pronomes pessoais e analisar alguns detalhes. Existem dois tipos de pronomes, o reto e o oblíquo! Os componentes dos pronomes retos são: eu, tu, ele, ela, nós e vós. Já os que se relacionam com os oblíquos e que são mais comuns são: mim, comigo, contigo, etc. 

Uma vez que entendemos, podemos ir mais a fundo sobre o erro por trás de um dos termos sobre Entre eu e ele ou entre mim e ele. Então, é preciso compreender que os pronomes retos possuem a posição de sujeito e os pronomes oblíquos, a posição de complemento

Portanto, entendido isso você pode até mesmo se questionar: “mas não são dois sujeitos?”. Essa questão é na verdade, o grande empecilho dos estudantes em geral. Veja bem, os pronomes oblíquos devem aparecer ligados ao objeto da oração…

 Analise essa frase: “Ela enviou um bolo a mim”. A frase está correta, veja o motivo:

Ela: É o sujeito, ou seja, pronome pessoal reto;

enviou um bolo a: É o objeto da oração;

mim: É o complemento, pronome pessoal oblíquo e quem recebe o objeto.

Inicialmente, pode parecer muito complicado mas não há segredos. Desta maneira, você só precisa absorver que, entre os termos que estamos discutindo o correto é aquele que o pronome oblíquo atua como complemento e não como sujeito. 

Portanto, os pronomes oblíquos jamais poderão ser usados dentro de uma oração como sujeito! Fique bastante ligado nisso!

Dicas para não falhar na sua prova de concurso

Em uma questão em que você deve selecionar o termo correto como, por exemplo, Entre eu e ele ou entre mim e ele verifique as alternativas que possui. Logo, se forem relacionadas aos pronomes retos e oblíquos (e possivelmente serão), escreva duas frases com cada um dos termos. 

Com todo seu estudo realizado, você pode separar como fizemos acima e com as seguintes perguntas: 

  1. Quem é o sujeito? 
  2. O que o sujeito está fazendo?
  3. Quem recebe a ação/objeto do sujeito? 

Desta forma, você saberá quem é o pronome pessoal reto, o objeto e o pronome pessoal oblíquo complementar da oração. Outra dica importante é analisar a preposição que está sendo usada. Portanto, se você possui as palavras ENTRE e PARA na oração, por exemplo, significa que o pronome que virá após essa palavra, deverá ser oblíquo.

Parecia difícil no início, agora já não é mais e você vai se sair super bem em sua prova! Acima de tudo, foque em entender o conteúdo. Desta forma, você saberá dar a resposta correta independentemente da oração que aparecer na sua prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *