• Home
  • Enem
  • Cursinho online ou presencial para o Enem?

Cursinho online ou presencial para o Enem?

As provas do Enem estão chegando e a maior parte dos candidatos ainda se pergunta: é melhor estudar por cursinho online ou presencial para o Enem? Como escolher o melhor método de ensino? Quais são os prós e os contras?

Em primeiro lugar, a verdade é que decidir entre um cursinho ou outro depende do perfil do aluno e de uma série de fatores que envolvem a sua rotina pessoal.

Por exemplo: se você mora muito longe do curso, então seria melhor estudar por cursinho online. Entretanto, se você não é muito disciplinado, estudar sozinho talvez não seja uma boa opção.

Assim, o importante é que independente da modalidade de ensino, o aluno precisa ter sempre acesso a um bom material de reforço, como apostilas e módulos atualizados.

Abaixo listamos os prós e os contras de se estudar por cursinho online ou presencial.

Estudar por cursinho online

Se você tem facilidade com a internet e consegue estudar em plataformas online, os cursos online são a opção perfeita para você. Com a pandemia, ficou provado que os cursos online farão parte do futuro.

Além disso, os cursinhos online também são uma boa escolha para pessoas que trabalham e precisam de uma maior flexibilidade de horários. Vale lembrar que outra vantagem do cursinho online é não precisar enfrentar o trânsito.

Assim como os presenciais, os cursos online também oferecem atendimento para tirar as dúvidas dos alunos. Porém, é necessário lembrar que o aluno precisa ser disciplinado e dedicado para fazer os trabalhos solicitados.

Grande parte do conteúdo é oferecido por vídeos, o que permite que as aulas fiquem disponíveis e que você possa segui-las dentro do seu próprio ritmo, assistindo quantas vezes quiser.

E claro, quando o assunto é mobilidade, saiba que poderá carregar seu login e senha e acessar de qualquer lugar. Além disso, você terá em mãos todo o conteúdo necessário para estudar, e isso facilita muito na hora de se organizar para começar.

Curso Presencial

Hoje em dia já não consigo mais ver tanta vantagem nos cursos presenciais, mas uma grande vantagem é você tem o estímulo dos demais estudantes e professores.

A aula presencial também tem a vantagem de permitir que a dúvida seja esclarecida na hora pelo professor

Qual a melhor opção então?

Analisando diversos cursinhos online e presenciais, pude perceber que os cursos presenciais oferecem, em média, um simulado ao mês enquanto o online pode oferecer mais de 5.

No caso da redação, em ambos você poderá fazer de 3 a mais e contar com a correção detalhada e ainda tirar dúvidas.

Caso você se interesse pelo modelo tradicional de estudos, não há problemas, mas fique atento às vantagens e desvantagens desse formato presencial. E claro, se optar pelo método presencial, saiba escolher o melhor cursinho.

Portanto como foi visto e apresentado acima, não existe uma melhor opção. Mas existem diversos casos e situações que devem ser analisados pelo aluno antes de escolher estudar por cursinho online ou presencial.

Dessa forma os principais fatores que devem ser analisados ao se fazer um cursinho online são:

  • Disponibilidade de tempo;
  • Facilidade em lidar com plataformas digitais;
  • Infraestrutura adequada (meu computador tem fácil acesso à internet);
  • Mobilidade até o local do curso e principalmente a personalidade.

Estudar para cursinho online não é tão fácil, é necessário ter foco, ser centrado e disciplinado.

Confira abaixo o perfil das pessoas que optam por fazer um curso online:

  1. Trabalha e estuda e precisa de opções flexíveis de horários
  2. Tem dificuldade na mobilidade urbana, principalmente pela distância entre o trabalho e o curso
  3. Precisa rever constantemente o conteúdo para fixar a matéria
  4. Possui um perfil mais independente e proativo
  5. Tem facilidade com plataformas digitais

Conferiu se esse é seu perfil? Agora vamos descobrir como escolher o melhor cursinho pré-vestibular.

Como escolher um cursinho pré-vestibular?

Saber como escolher um cursinho pré-vestibular é importante para aqueles que desejam iniciar a jornada de estudos. Estudar é essencial para qualquer situação que exija conhecimento específico, portanto, você deve olhar esse afazer como algo extremamente positivo.

Fazer um cursinho pode te ajudar e muito neste momento, mesmo que você tenha em mente que estudar por conta própria é o melhor a se fazer.

Como visto acima, existem muitas vantagens de estudar através de um bom cursinho e, para isso, a escolha deve ser certeira! Logo, não basta apenas selecionar qualquer um e sim, fazer uma busca à risca sobre cada um deles.

Agora vamos te explicar como escolher um cursinho pré-vestibular que atenda não só as suas necessidades financeiras mas também, a necessidade da qualidade de ensino. Outro ponto que abordaremos é sobre valores e qualidade dos professores, afinal, é muito importante!

Por que fazer cursinho pré-vestibular?

Muitos estudantes decidem por estudar sozinho, porém quando se trata de estudar para participar de um processo seletivo como o vestibular, os estudos devem ser bem “rigorosos”.

Saber como escolher um cursinho pré-vestibular é importante justamente por isso. Muitos sites que oferecem esse tipo de estudo buscam dar a opção certeira ao estudante de pré vestibular. Ou seja, se você deseja graduar medicina, física, oceanografia, biologia, etc. existem cursos específicos para as áreas.

Eis então, a importância um cursinho de qualidade para que seus estudos sejam bem direcionados e tragam um bom resultado. Afinal de contas, estudar sozinho é sempre bom mas ter um auxílio de qualidade quando as coisas ficam confusas, é muito melhor, certo?

Qualidade dos professores

Normalmente, os professores contratados para dar aulas em cursos presenciais e online são muito bons. Aliás, este é um dos pontos mais importantes que você deve ficar de olho. Para que você compreenda como escolher um cursinho pré-vestibular, também é necessário entender como avaliar os professores.

Pois bem, faça sempre uma pesquisa de mercado! Isto é, busque tudo que puder sobre os professores que estarão de frente às matérias do seu cursinho. Afinal de contas, de que adianta pagar por um pré vestibular e ter professores incapacitados para este cargo tão importante?

Você quer saber como identificar um bom professor? Busque comentários ou informações de alunos antigos! É muito comum que os estudantes deem feedback positivo ou negativo dos professores, principalmente nos cursinhos online.

Por exemplo, eu sempre indico a professora Flávia Rita para quem quer gabaritar as provas de língua portuguesa.

Quais são os valores dos cursinhos?

Chegamos ao tópico que vocês certamente queriam, os valores! Se tratando de cursos onlines e presenciais, há uma grande diferença nos valores.

Em primeiro lugar, o curso online fica em vantagem pois o local de estudos é a internet. Por outro lado, o curso presencial precisa de um local, com energia, água, etc. e isso tudo agrega valor na sua mensalidade. Ou seja, por isso o cursinho online sempre terá o menor preço.

Se tratando dos valores de cada tipo de curso, eles são completamente variáveis. Por exemplo, o cursinho de medicina certamente é mais caro que o cursinho de letras, pois a base de custos do mercado sempre prevalece.

Logo, faça uma boa escolha e a que seja melhor para suas necessidades pessoais e financeiras! Acreditamos que com essas informações você conseguirá progredir em como escolher um cursinho pré-vestibular.

Lógico que aqui não daria para colocar os preços, pois cada curso tem um valor diferente do outro, mas se você está pensando em estudar de graça talvez fazer uma faculdade no exterior te agrade.

Agora, se você está pensando em entrar em uma faculdade sem fazer o Enem, entenda melhor como funciona o Quero mais Bolsa e ganhe mais de 70% de desconto nas mensalidades da sua faculdade.

Cursinho Descomplica, uma das melhores opções!

Bem, agora que você já está ciente dos dois formatos de cursinhos e como eles funcionam, aí vai uma grande dica. É claro que nós iríamos te indicar um bom cursinho!

Você já deve ter escutado falar como o Descomplica é bom.

Bom, sem dúvidas essa plataforma de estudos online é a melhor do país. Muitos estudantes que já fizeram parte do time Descomplica para pré-vestibular, comentam que não se decepcionaram.

Portanto, se você já entendeu como escolher um cursinho pré-vestibular, comece sua busca pelo Descomplica.

Com muitas opções de planos de estudo, você certamente terá um bom aproveitamento e ótimos resultados. Mas é claro, não se esqueça de que a dedicação é o que leva à perfeição, e consequentemente, aos bons resultados!

Qual cursinho escolher?

Qual o melhor cursinho online para Enem?

O mercado está, de certa forma, até um pouco saturado de cursinhos online que prometem Deus e o mundo. Entre os que mais se destacam pela qualidade e compromisso estão: Descomplica Enem e Stoodi

Agora que você já sabe as vantagens de estudar por cursinho online, comente o nosso post e conte a sua opinião!

Continua após a publicidade
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.