O que é Estudo Dirigido?

Educadores utilizam o estudo dirigido há mais de 100 anos por ser uma metodologia de estudos ativa e que tem resultados positivos, onde o professor tem um papel secundário e o próprio aluno toma as rédeas do seu aprendizado.

Sempre costumo dizer que pelo fato de cada pessoa ser única você precisa achar pelo menos uma entre as diversas técnicas de estudos, mas o estudo dirigido é um daqueles métodos em que 100% dos estudantes podem utilizar. Confira abaixo.

Para ver o vídeo desse artigo, nos siga no instagram:

Exemplo de estudo dirigido

Pois bem, algumas pessoas tem a capacidade de aprender e assimilar todo o conteúdo somente prestando atenção no professor durante a aula. Se você, como eu, não é um desses gênios, então você precisa aprender a utilizar o estudo dirigido.

A verdade é que cada pessoa tem uma forma de assimilar o conhecimento. Mas o que acontece é que a maioria das pessoas não sabe como estudar sozinha e como organizar o que é necessário para ter bons resultados.

É justamente por esse motivo que você precisa aprender técnicas de estudos que possam ser aplicadas ao seu caso e a sua forma de aprendizado.

O que é o estudo dirigido?

O estudo dirigido é uma metodologia que, na maioria dos casos, será guiada ou orientada por um professor – o que não será nosso caso. Aqui, você vai aprender a montar um por conta própria de forma simples e sem depender de ninguém.

Então, o estudo dirigido é um roteiro ou um passo a passo do seu estudo diário. Por isso, fuja dos estudos dirigidos prontos e que não foram feitos especificamente para você.

Como criar o estudo dirigido?

Imagine que o estudo dirigido é como uma receita de bolo onde você precisa colocar todos os ingredientes necessários para tirar uma boa nota na sua prova.

Nessa “receita” você precisa definir seus horários, quais disciplinas tem que estudar, quais técnicas de aprendizado vai utilizar, como resumos, questionários, mapas mentais etc. Entendeu porque você não pode usar um estudo dirigido pronto?

A técnica se baseia no fato de que você precisa seguir um cronograma de estudo. Ou seja, no caso do concursos ou vestibular, o edital.

Sem dúvidas, uma das melhores dicas para ter bons resultados com a técnica de estudo dirigido é fazer resumo dos conteúdos usando suas próprias palavras. Isso acelerada o aprendizado.

Entretanto, além do resumo, existem outros materiais, que veremos mais abaixo, para você utilizar em conjunto. Mas antes, vamos entender como montar a tarefa dirigida.

Como montar o estudo dirigido

Em primeiro lugar, monte um cronograma de estudos semanal com suas metas. Por exemplo, estudar 6 disciplinas por semana.

  • Segunda-feira, das 15h às 16h português e das 16h às 17h química
  • Terça-feira, das 18h às 19h matemática e das 21h às 22h português

Em síntese, a hora que você vai estudar vai depender do horário que você tem livre, já a carga horária de cada disciplina vai depender da afinidade que você tem com a matéria. Não coloque mais que três disciplinas por dia.

Em segundo lugar, defina quais técnicas de estudos vai utilizar. Pode ser resumos, mapas mentais, questionários, flash cards, leitura dinâmica, mnemônicos, auto explicação, estudo intercalado etc.

Você pode conhecer qualquer uma dessas técnicas citadas acima no artigo abaixo:

Em terceiro lugar, procure priorizar a qualidade do estudo e não a quantidade. Por isso, estude por no máximo 50 minutos e faça uma pausa de 10 minutos para relaxar e tente não passar de 4 horas líquidas de estudos por dia. Se necessário, utilize a técnica Pomodoro para marcar o tempo.

Por fim, veja a quantidade de conteúdo que você tem que estudar e o tempo que você tem até o dia da prova. Assim é mais fácil dividir o que você ainda não estudou e o tempo que você tem disponível.

Em alguns casos, se o tempo for pouco, será preciso fazer ajustes em sua rotina para absorver mais horas de estudo.

Quantas matérias devo estudar por dia?

Como foi dito acima, a sugestão é de duas matérias por dia, mas pode estudar até quatro, caso tenha 4 horas ou mais disponíveis.

O mais importante é que você vá fazendo testes e vendo a forma que o estudo dirigido melhor se adapta a você e à sua rotina.

Lembre-se que a maior vantagem do estudo dirigido é a possibilidade de estudar por ciclos, facilitando a assimilação dos conteúdos. Assim, o ideal é que a cada 7 dias você revise os estudos concluindo os ciclos de estudos – sempre utilizando bons materiais.

Que material posso usar com o método?

Por fim, você poderá utilizar o estudo dirigido psi juntamente com os seguintes materiais:

  • Apostilas
  • PDF’s
  • Livros
  • Videoaulas
  • Sites de questões

FAQ: Principais perguntas sobre o método

O que é Estudo Dirigido?

É uma metodologia de estudos ativa, onde o próprio estudante é responsável por seu planejamento, que pode ser orientada por um professor ou não.

Posso usar Estudo Dirigido pronto?

O mais aconselhado é que você monte seu próprio estudo dirigido de acordo com suas particularidades.

Ficou com alguma dúvida? Coloque abaixo nos comentários.

MAIS DICAS
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.