Exceção ou excessão

Quantos de vocês já se questionaram se o correto era exceção ou excessão? A grafia é realmente algo que pega muitos estudantes. Inclusive, mesmo que pareça bobagem muitas pessoas sempre voltam a errar.

É muito comum entender qual é a palavra correta mas se esquecer disso logo mais tarde. Mas e aí, como você está escrevendo essa palavra? Com ss ou ç? Vamos analisar e desvendar a forma correta!

Escreva exceção sempre com Ç

Apesar do lado estético gritar em nossas cabeças, devemos dar prioridade à gramática correta. Entre exceção e excessão, a maneira certa deste termo é com o ç.

O grande vilão dessa dúvida, é a palavra excesso que é escrita com SS. Por isso, muitos alunos se confundem e acreditam que devem acompanhar a mesma lógica. Portanto, há grande diferença entre essas duas palavras!

A palavra excesso tem o significado de algo em exagero, abundância, grande quantidade. Além disso, ela faz parte dos substantivos masculinos. Já a palavra exceção é um substantivo feminino e tem relação com exclusão, isenção. Ou seja, quer dizer que algo não faz parte do processo ou não está dentro do que aconteceria normalmente. Vamos à alguns exemplos:

  • Com exceção de Júlia, toda turma chegou no horário previsto;
  • Os professores vão dar aula hoje, sem exceções!
  • Foi aberta uma exceção para os alunos que perderam a prova.

Logo, para que você veja a grande diferença de exceção e excessão; se escrevêssemos cada uma das frases com a palavra errada, ficariam sem sentido algum. Devemos nos lembrar que a palavra excessão além de estar errada, ela simplesmente não existe!

Desta maneira, mesmo que você desejasse muito que sua questão pudesse ser revisada, não teria nem chances. Principalmente se tratando de concursos públicos, onde ou você acerta ou está completamente errado.

Os principais sinônimos de exceção

 Ao ficar na dúvida sobre a grafia dessa palavra, você pode optar por seus sinônimos. Afinal, eles são considerados os grandes salvadores da língua portuguesa. Já imaginou se existisse apenas um único termo para usarmos? Iria ficar muito repetitivo!

Por isso nossa língua parece ser tão complicada para os estrangeiros, temos muitas palavras que dizem a mesma coisa. Portanto, dentre os sinônimos que você pode usar para salvar a sua comunicação, estão: exclusão, isenção, reserva, ressalva, restrição, etc.

como escrever exceção

Tudo que remeta ao ato de excluir pode ser usado para substituir essa palavra. Porém, o ideal mesmo é fixar na mente a forma correta de escrever o termo, pois, ele é muito usado como pegadinha nas provas de concurso.

Dica de estudos

Se você tem muitas dúvidas sobre algumas grafias como exceção e excessão, o mais indicado é que você faça uma lista delas. Escreva as palavras uma na frente da outra, as que você julga estarem certas e erradas. Depois, confira uma a uma!

Portanto, ative esse treino uma vez ao dia, e lhe garanto que se o fizer durante uma semana você já terá melhorado bastante o seu vocabulário. Tenha bons estudos e garanta seu cargo desejado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *