• Home
  • Enem
  • Faculdade de medicina na Argentina gratuita

Faculdade de medicina na Argentina gratuita

Apesar de sempre ouvirmos que faltam médicos em todos os cantos do Brasil, quando se fala em candidatos querendo entrar em Universidades a história é outra. Por causa desses fatores, muitos jovens se arriscam em estudar medicina na Argentina, mas vale a pena?

São centenas de candidatos concorrendo a uma vaga. Ou seja, os números nunca batem: o Brasil tem poucos médicos, as universidades tem poucas vagas, mas existem milhões de pessoas querendo se tornar médico.

Se não bastasse todos esses fatores citados acima, o Brasil ainda tem um outro ponto: o temido vestibular. Como se não bastasse a concorrência desleal com quem quer apenas uma vaga em um curso de medicina você ainda precisa fazer uma prova que tem um grau de dificuldade extremamente difícil.

Mas você também pode desembolsar R$ 11 mil por mês e pagar de mensalidade em alguma universidade privada no Brasil, #SóQueNão! Por isso ir para Argentina pode ser uma das alternativas.

Neste artigo eu vou te mostrar como é possível ir estudar medicina na Argentina sem gastar R$1,00 com faculdade.

Por que brasileiros querem cursar medicina na Argentina?

Quando dizem que o Brasil é um país cheio de burocracias isso é verdade. O vestibular é uma prova disso. Em outros países da Europa e na própria Argentina as universidades são realmente vistas como um direito de todos. Por isso seu acesso é livre, desburocratizado e sem vestibular.

Então como ingressar?

Simples, em primeiro lugar você precisa se inscrever no curso e enviar a documentação exigida. Após isto, existe um curso de nivelamento para ajudar os estudantes que tiveram algum problema durante o colegial. O objetivo deste curso é basicamente preparar o estudante para a universidade.

Logo após o curso de nivelamento você fará o Ciclo Básico Comum (CBC), onde você estudará as 6 disciplinas consideradas as mais importantes para iniciar seu curso. Geralmente esse Ciclo tem duração de um ano, e caso você seja aprovado nas 6 disciplinas você continua o curso.

Existe alguma dificuldade para estudar medicina na Argentina?

Se eu dissesse que não tem dificuldade, estaria mentindo. Lógico que existem algumas dificuldades para se estudar numa universidade na Argentina. Confira abaixo:

  1. /Antes de qualquer coisa, você precisa chegar na Argentina. Então você vai precisar desembolsar dinheiro pra viajem. Talvez o que você fosse gastar com um cursinho você paga a viajem.
  2. Não se esqueça que a viajem é só de ida. Assim você precisa deixar família e amigos aqui no Brasil. Para algumas pessoas isso é muito difícil.
  3. Ingressar na universidade pode até ser mais fácil, porém o curso é dificílimo. Além da rotina de estudos lá ser diferente, como não ter aulas todos os dias e horários programados.
  4. As provas são divididas em três partes: Oral, escrita e múltipla escolha. Por isso, você precisa realmente aprender espanhol.

Estudar medicina na Argentina vale a pena?

Se você, de alguma forma, conseguir se manter pagando moradia, passagem, alimentação e cursar a faculdade de medicina na Argentina vale a pena.

Várias pessoas juntam dinheiro por alguns anos aqui no Brasil e depois se mudam afim de estudar medicina na Argentina. No começo é um pouco difícil pra se adaptar à cultura, mas com o tempo você se acostuma.

Além disso, a Universidade de Buenos Aires é uma das melhores da America Latina. E se estudar medicina realmente é seu sonho, eu aconselho que você dê uma olhada neste vídeo lá do Canal Virei Médico.

Caso você tenha interesse em voltar para o Brasil após cursar seus sete anos na Argentina você também pode. O Revalida onde o médico estrangeiro faz uma prova e tem seu diploma revalidado no Brasil.

Você também pode fazer parte do Programa Mais Médicos, onde brasileiros que cursaram medicina em outros países tem preferência.

Se você já começou a cursar ou tem interesse deixe um comentário abaixo. Isso pode ajudar vários outros candidatos que estejam pensando em fazer o mesmo.

Agora, se você está pensando em ir estudar medicina na Argentina deixe seu número abaixo e monte grupos do whatsapp. Procure amigos que tenham o mesmo sonho que você e vão juntos. Boa sorte!

Continua após a publicidade
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

1 comentário em “Faculdade de medicina na Argentina gratuita”

  1. Rarenson Guimaraes

    Quero muito cursar medicina, sou técnico de enfermagem atuou aqui na cidade belem do pará, minhas condições financeira ainda não me permite cursar medicina aqui no brasil, gostaria muito de uma oportunidade de realizar esse sonho. desde ja obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.