Frase, oração e período | Aprenda a diferenciar cada um

Sem dúvidas Língua Portuguesa é o calcanhar de Aquiles de grande parte dos estudantes. Isso se deve não só por uma educação básica deficiente, mas também pela quantidade de regras e conceitos da própria língua. Saber diferenciar frase, oração e período pode ser o divisor de águas durante uma prova, concurso público, vestibular, Enem.

Além disso, é impossível entender alguns conceitos gramaticais sem saber diferenciar o que é frase, oração e período.

Frase, oração e período

1º – Frase

Frase é qualquer enunciado com sentido completo. Observe três exemplos de frases e note que eles expressam uma ideia que podemos entender em um determinado contexto:

  • Bom dia!
  • Tenha um bom dia!
  • Espero que você tenha um bom dia!

Como você notou, a frase não precisa necessariamente de um verbo, basta que tenha sentido completo, como em “Bom dia”. A frase que não possui verbo é chamada de frase nominal, e a que tem verbo é chamada de frase verbal.

2º – Oração

A oração tem necessariamente um verbo ou locução verbal. Aproveitando os exemplos acima, “Tenha um bom dia” é uma oração, já que as palavras se organizam em torno de um verbo.

Aprenda a classificar o tipos de sujeitos

3º – Período

O período é uma frase formada por uma ou mais orações.

Período Simples

Se a frase tiver uma única oração, chamamos de período simples. Veja o exemplo: “Tenha um bom dia”.

Período Composto

Se a frase tiver mais de uma oração, trata-se de um período composto. Exemplo: “Espero que você tenha um bom dia”.

Entenda melhor

Portanto, podemos afirmar que toda oração é uma frase, mas nem toda frase é uma oração (já que para ser oração é necessária a presença de um verbo).

Quer aprender mais? Veja o vídeo

No Canal Português com Letícia tem uma aula completinha sobre esse assunto e muitos outros! Inscreva-se para não perder nadinha!

Quem é Letícia Góes

Letícia Góes possui graduação e mestrado em Letras pela USP, atua como professora de Língua Portuguesa no ensino regular e mantém o canal Português com Letícia, em que disponibiliza aulas gratuitamente no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas e tipos de aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano. Certamente utilizar bons tipos de aprendizagem fará com que seu

Leia Mais »