Muitas dúvidas podem surgir acerca dos termos mandado ou mandato. Por serem palavras bastante parecidas, essa dúvida é muito comum entre as pessoas. Por isso, se você está tentando decifrar qual dos termos é o correto, saiba que ambos estão certos.
Em primeiro lugar, o que pega entre as duas palavras são seus significados, que representam coisas completamente diferentes. Então, você quer aprender e fixar o seus significados e entender como fazer uso das duas? Nós vamos te ajudar!
Curso de Português
Mandado ou mandato: qual é a diferença?
A princípio a forma mais comum de se usar a palavra mandato é quando nos referimos à uma pessoa política. Essa por sua vez, é a pessoa que poderá estar representando uma nação, após ser eleito pelos cidadãos de um país.
A palavra mandato também quer dizer procuração ou delegação. No entanto, diz respeito à um poder que uma pessoa dá a outra, de realizar ações por meio de seu nome.
Por outro lado, o termo mandado, esta se refere a uma ordem administrativa ou judicial. A palavra é considerada um substantivo na língua portuguesa e você sempre a verá como: mandado de busca e apreensão, mandado de segurança, mandado de soltura, etc.
Além disso, a palavra mandado também é muito usado em nosso cotidiano como adjetivo. Um bom exemplo disso é a expressão “você é um pau mandado”.
Alguns exemplos com as duas palavras
- O juiz nos deu o mandado de prisão para o incriminado;
- Lula cumpriu todo o seu mandato;
- Recebemos hoje pela manhã um mandado de busca e apreensão;
- O impeachment interrompe o mandato do presidente.
Conseguiu compreender a mínima diferença? Ao contrário de outras palavras da nossa língua que são bem parecidas, uma vez aprendendo a diferença de ambas, você jamais cairá no erro novamente.
Portanto, não esqueça de as estudar bem! Tenha muitos dias de bons estudos para concluir uma ótima prova!