Você já deve ter se deparado com os termos nacionalidade e naturalidade por aí, certo? Então, você soube o que cada uma deles significava? Se não, é muito simples! Em primeiro lugar, as duas palavras estão presentes na língua portuguesa, portanto, não estão erradas.
Porém, muitas vezes as duas palavras aparecem como questões para todos nós e não saber a diferença delas, pode gerar grandes erros. Por exemplo, muitos cadastros possuem as opções de nacionalidade e naturalidade, logo, saber dizê-las pode ser muito importante.
O que difere nacionalidade ou naturalidade?
Vamos aos termos:
- Naturalidade indica a cidade e o estado em que determinada pessoa nasceu.
Ou seja, as pessoas que nascem na cidade de Osasco no estado de São Paulo, são naturais desse local.
- Nacionalidade é o país em que uma pessoa nasceu ou tem cidadania comprovada.
Por isso, ao perguntarem para você qual é a sua cidadania, você diz que é brasileiro, pois tem cidadania desde que nasceu aqui, no Brasil. E claro, assim é com todas as outras nacionalidades.
Existe ainda, uma outra forma de nacionalidade. Por exemplo, se uma pessoa tem um dos pais de outro país, ela pode ter a dupla cidadania. Mas para isso, é preciso ir atrás dela e comprová-la.
Exemplos de nacionalidade e naturalidade
Qual é a sua nacionalidade?
- Eu sou Brasileiro;
- Joaquina é coreano;
- Meu pai é americano.
Qual é a sua naturalidade?
- Eu sou natural de Brasília, Distrito Federal;
- Meu primo é natural de Vitória, Espírito Santo;
- Francisco é natural de Curitiba, Paraná.
Está com dificuldades em Língua Portuguesa? Conheça o curso do Professor Pablo Jamilk.
Então, deu pra compreender a diferença entre nacionalidade e naturalidade? Não é nem um pouco difícil, não é mesmo? Continue buscando e retirando as dúvidas, afinal, você precisa de um português na ponta do lápis até a sua prova! Que você tenha um bom rendimento até a data da sua avaliação.