Se pegou confuso entre os termos para mim ou para eu? Acredite, muitos estudantes se veem carregados de dúvidas quando o assunto é fazer uso desses dois termos. Primeiramente, ambos os termos existem e estão corretos dentro da língua portuguesa. Porém, suas formas de uso são diferenciadas, ou seja, possuem algumas regras diferentes para que possam ser aplicadas.
Entre para mim ou para eu, o termo ‘para eu’ deve ser utilizado quando precisa assumir a posição de sujeito da frase. Por outro lado, o termo ‘para mim’ deve ser usado quando é necessário assumir a posição do objeto indireto.
Eu é um pronome pessoal reto e Mim um pronome pessoal oblíquo. Portanto, para usá-los é preciso seguir as regras do pronomes pessoais retos e oblíquos. Pois bem, vamos compreender como devem ser usados esses pronomes e assim, aprender como usá-los.
Quando deve-se usar para mim ou para eu
Deve-se usar o termo para eu quando assumir a função de sujeito da frase. Além disso, ela normalmente possui uma ação a seguindo de um verbo no tempo infinitivo.
Exemplos:
- Para eu fazer isso, vou precisar de uma mãozinha sua;
- Analise essas provas e veja se tem algo para eu corrigir;
- Por favor, fiquem quietos para eu conversar melhor no telefone.
Por outro lado, os pronomes pessoais oblíquos são sempre precedidos de uma preposição. Portanto, o termo para mim deve ser usado quando se tem um objeto indireto a mencionar.
Exemplos:
- Você fez essa compra para mim?
- Essa blusa foi comprada para mim e não para você;
- Seria possível que você fizesse isso para mim?
Compreendeu a diferença entre o uso dos termos para mim ou para eu? Lembre-se sempre: para eu assume o sujeito da frase e para mim assume o objeto indireto que se refere ao sujeito. Agora, vai ficar muito difícil cair nessa confusão novamente!
Deixe uma resposta
View Comments