Qual a diferença de Percentagem e Porcentagem?

Já se perguntou sobre esses dois temos? Percentagem ou porcentagem? Existe diferença entre as duas palavras?

Primeiramente, existe uma infinidade de palavras parecidas ou idênticas na língua portuguesa, mas na maioria dos casos o que diferencia são as formas de falar e seus significados. 

Pois bem, hoje nos deparamos com essas duas e você deve estar se questionando: Qual é a diferença entre as elas? Então, vamos sanar essa dúvida agora mesmo!

Percentagem ou Porcentagem?

Inicialmente, as duas palavras estão corretas. O que diferencia as duas é que porcentagem é nativa do português brasileiro e percentagem vem de percentage, cuja origem é do inglês. 

Portanto a palavra porcentagem com a vogal O, é derivada do latim por cento. Dessa forma, a expressão é escrita de forma única e recebe o sufixo agem. Os sufixos são essenciais para a formação de substantivos e ajuda a referenciar um estado, ação ou resultado. Veja alguns exemplos: 

Porcentagem

  • A porcentagem de alunos aprovados foi satisfatória.
  • Qual foi a porcentagem de lucros deste mês?
  • Hoje a aula será sobre porcentagem.

Percentagem

  • A percentagem de alunos aprovados foi satisfatória.
  • Qual foi a percentagem de lucros deste mês?
  • Hoje a aula será sobre percentagem.

Viu? Ambas as palavras se encaixam nas mesmas frases. Ou seja, o significado delas é o mesmo! Então, ambas palavras indicam quantidade ou grandeza de algo que pode ser calculado.

Percentagem ou porcentagem possuem grafias variantes

Assim como as palavras Percentagem e porcentagem possuem variações entre as vogais, as palavras que derivam delas também. Por isso, ao escrever as palavras porcentual e percentual, elas devem seguir o mesmo padrão das palavras de origem.

Ainda que exista sempre uma palavra que seja mais utilizada pelas pessoas, você precisa saber que percentagem ou porcentagem estão corretas. Então, ao se ver com dúvida entre essas duas palavras, não hesite em escolher qualquer uma das duas para escrever.

Por fim essa dúvida de português também poderia ter sido sanada de uma forma mais simples caso você utilizasse as aulas de Língua Portuguesa do Estratégia Concursos. O cursinho já está no mercado a mais de 15 anos e tem os melhores professores para quem busca aprovação em provas de concurso, vestibular, ensino médio etc.

Quantidade de pessoas que clicaram no link do Estratégia

1789

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *