Planejamento de estudos para Enem e Concursos

Criar um planejamento de estudos para Enem e concursos é uma das etapas fundamentais para conseguir fazer a prova de forma segura. Por isso, no intuito de ajudar os estudantes nesta etapa tão importante, você aprenderá o passo a passo para fazer um planejamento de forma estratégica.

O planejamento de estudos

Para começar, dedique um tempo exclusivamente ao planejamento. Antes de iniciar os estudos, reserve alguns dias, ou até semanas, para ordenar os caminhos que deverão ser seguidos até o dia da prova.

como montar um planejamento de estudos

Para isso, siga as etapas abaixo:

Defina o que você quer

No caso de quem faz concurso, o grande erro se baseia na espera do edital para começar a estudar. Logo, é importante que, antes de tudo, você defina qual concurso mais o atrai e comece a estudar, desde já, os editais antigos. Isso o colocará anos luz à frente dos demais candidatos.

Da mesma forma, se você estiver estudando para vestibulares, já separe as disciplinas e o conteúdo cobrado na prova. Não é necessário esperar sair o cronograma do Enem.

Faça um cronograma

Todo objetivo precisa ser esmiuçado em metas atingíveis. Esta é a função do cronograma. Então, elabore-o considerando os conteúdos e o tempo que será dedicado diariamente aos estudos.

Assim, ordene este cronograma por prioridades, estabelecendo prazos para conclusão de cada disciplina. Isso o fará ter a noção clara dos seus avanços. Para isso, dê uma lida no artigo como montar o Ciclo de Estudos do Alexandre Meirelles e aproveite para baixar a planilha em Excel.

o que é ciclo de estudos

Pesquise e exercite

A regra de ouro para criar um bom planejamento para concursos consiste em montar uma relação de provas comentadas acerca do cargo e órgão do qual você deseja fazer parte.

Por exemplo, caso você tenha intenção de passar no concurso do INSS, monte um arquivo com as provas anteriores mais recentes e estude o tipo de questão que costuma ser cobrada pela respectiva banca.

Caso você tenha interesse, opte por assinar alguma plataforma de resolução de questões como Qconcurso ou TecConcursos.

Faça revisões periódicas

Não adianta estudar um grande volume de conteúdo se você não consegue absorvê-lo. Dessa forma, para solucionar esta questão, faça revisões de conteúdo periodicamente.

Estabeleça um período para realização destas revisões, por exemplo, na metade ou ao final do conteúdo. A revisão tem o poder de fixar os conceitos mais importantes em nossa mente, retardando a curva do esquecimento.

Faça reservas financeiras

Não são poucas as vezes que, mesmo na hora de fazer o planejamento de estudos adequadamente, os candidatos esquecem-se de um fator bastante importante: o financeiro.

Geralmente os estudantes não fazem reservas para arcarem com os custos de inscrição ou até mesmo despesas de viagem, a depender do local de prova. Por isso, faça reservas financeiras para que, no momento do lançamento do edital, você não tenha este tipo de dor de cabeça.

Planilha de planejamento de estudos

O planejamento para estudar para vestibular ou concurso também envolvem logística. Por isso, tenha em mãos, e de forma bem clara, as instruções quanto ao seu local de prova, horários, objetos e documentos que deverá portar. Se possível, anote tudo em uma planilha ou agenda para facilitar.

O esquecimento de algum item causa grande estresse minutos antes da prova, o que pode prejudicar seu desempenho.

Caso a realização da prova exija viagens, compre as passagens e cuide dos demais procedimentos como hospedagem e horários de embarque com antecedência.

Invista em cursos preparatórios

Frequentemente, assim que o edital é divulgado, inúmeros cursos preparatórios são abertos. Vale a pena investir mesmo que já tenha estudado bastante, os conteúdos destes cursos potencializam suas chances de passar.

Para quem está estudando para concurso, o melhor é o Estratégia. Já para quem está estudando para Enem precisa conhecer melhor o Descomplica.

Não descuide da saúde

Muitos estudantes se orgulham de perder horas de sono, alimentarem-se mal ou abrirem mão dos exercícios físicos. Certamente, isso não é um bom negócio, pois são justamente estes fatores que determinarão sua disposição para estudar.

Não se sacrifique além de suas forças, priorize a qualidade dos seus estudos e não a quantidade.

Outro grande problema relacionado à saúde do estudante que acaba por atrapalhar os estudos é em relação ao local de estudos. É importante ter uma mesa e uma cadeira ajustada ao local.

Cuidar da sua postura na hora de estudar pode render mais horas de estudos com qualidade, além de evitar dores nas costas, cabeça, ombros e coluna. Pensando nisso, veja como melhorar seu cantinho de estudos.

como melhorar a postura para estudar

Até quando estudar?

Até passar. Simples assim. Muitos candidatos pensam que devem estudar até esgotarem o conteúdo e depois disso apenas aguardar o edital.

O planejamento de estudos para Enem e concursos exige disciplina e continuidade. Então, você só poderá se permitir parar de estudar para determinada prova quando finalmente passar.

Mas acalme-se: na hora de criar o planejamento de estudos é indispensável aprender a combater uma grande inimiga: a ansiedade.

humor inconstante por causa dos estudos

Às vezes, a ansiedade de passar poderá afetar o desempenho nos estudos e mais ainda no momento da prova. Por isso, faça exercícios de relaxamento, buscando a calma necessária.

Dias antes da prova

Apenas relaxe. Assim, após uma última revisão geral do conteúdo, permita-se uns dois ou três dias antes da prova, o direito de relaxar. Dessa forma, faça atividades que amenizem a ansiedade e fortaleçam sua concentração.

Procure dormir bem e alimentar-se adequadamente. Lembre-se de que no dia da prova, você deverá estar com plena capacidade física e mental.

MAIS DICAS
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.