Aprenda como e quando usar o Ponto e Vírgula ( ; )

Uma das dúvidas que mais surgem na língua portuguesa é sobre quando usar o ponto e vírgula. As pontuações possuem grande efeito em nossas frases. Mesmo que para falar nós não precisamos ter tanta atenção, em algumas frases é necessário dar atenção à elas. 

Por exemplo, quando desejamos perguntar algo a alguém, devemos colocar presente a entonação do ponto de interrogação (?). Por outro lado, acontece quando estamos falando de forma empolgada sobre algo, daí, colocamos a entonação da exclamação (!) na fala. 

Mas afinal, como acontece o uso do ponto e vírgula? Quando devemos usá-lo e como ele é visualizado em nossa fala diária? Vamos resolver isso agora mesmo!

[mks_button size=”large” title=”Estudando para Enem ou Concurso? Conheça o Descomplica” style=”squared” url=”https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/descomplica-e-bom/” target=”_blank” bg_color=”#81d742″ txt_color=”#000000″ icon=”” icon_type=”” nofollow=”0″]

Quando usar o ponto e vírgula

Para saber quando usar o ponto e vírgula você deve entender a sua função. Primeiramente, essa pontuação indica uma pausa maior do que a vírgula comum e menor do que o ponto final. Ou seja, ela é o meio termo de um e de outro. No ponto de vista da fala, ela é usada de forma descendente e indica que a frase ainda não terminou. 

O ponto e vírgula deve ser usado quando: 

  • Se tem uma oração que não é ligada por uma conjunção mas que possui ligação entre uma e outra; 

Exemplo: A mata foi devastada; os animais foram todos mortos.

  • Para a separação de uma oração coordenada onde uma delas possui a separação por vírgula comum;

Exemplo: Dez pessoas votaram contra a reforma; cinco, a favor.

  • Para listagens como essa;

Exemplo: Lista para o supermercado:

Maracujá;

Maçã;

Abóbora;

Suco de laranja;

Arroz;

Feijão.

  • Para dar alongamento à pausa de conjunções adversativas (que possuem efeito de oposição como: mas, porém, todavia, etc.), de modo que substitui a vírgula comum;

Exemplo: Queria passar o dia com você hoje; porém, só poderei fazer isso amanhã.

  • Para a separação de orações coordenadas adversativas, quando a conjunção surge no meio da frase.

Exemplo: Desejava ter acesso à todos os documentos; tive, porém, acesso à dois deles.

Essas são todas as formas de aplicar o uso do ponto e vírgula. Em conclusão, seu uso é muito aplicável para que o uso da vírgula comum não fique tão cansativo dentro do conteúdo escrito. Continue navegando em nosso site se você tem outras dúvidas, como em relação ao uso dos porquês.

[mks_tabs nav=”horizontal”]
[mks_tab_item title=”Dica de Português”]
Afinal, o certo é Viagem ou Viajem?
[/mks_tab_item]
[/mks_tabs]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *