Rotina de estudos no Ensino Fundamental

Afinal de contas, qual a melhor rotina de estudos no ensino fundamental para o ENEM? Será que montar um cronograma de estudos é a melhor opção? Descubra tudo isso nesse artigo.

No ensino fundamental é normal os estudantes ainda não estarem tão preocupados com os vestibulares, mas se você é diferente da maioria e já está preocupado com seu futuro, eu posso dizer que você tem grande chances de passar de primeira em qualquer vestibular.

Como criar rotina de estudos no ensino fundamental

Em primeiro lugar, precisamos definir o que cai no Enem e o que você já está estudante no ensino fundamental. Pois não adianta você querer estudar física, química, biologia se você ainda não estudou essas disciplinas. Então, o primeiro passo é estudar a base das disciplinas que caem no Enem, como por exemplo: português, matemática, história e geografia.

Monte um cronograma

Se você ainda está no ensino fundamental mas já pensa no Enem, monte um bom cronograma de estudos para auxiliar. Você deve se lembrar de que são dois compromissos diferentes e importantes mas que o seu ano letivo ainda vem em primeiro lugar.

Portanto, criar uma rotina de estudos no ensino fundamental será muito eficaz. Desse modo sugerimos que você monte todos os passos de estudos que devem ser seguidos, principalmente do ensino fundamental. Assim, anote seus afazeres, as revisões, os dias e horas de estudo, os exercícios complementares e siga-os.

Ao mesmo tempo, lembre-se de acrescentar seus estudos para o Enem em datas que ficaram livres em seu cronograma. Dessa maneira, a ideia é ter um tempo para fazer cada uma das tarefas, sem pressa.

O que estudar do ensino fundamental

Em primeiro lugar você pode estar procurando na internet tudo que tem caído nas provas do Enem nos últimos anos. Igualmente, pesquise sobre matérias do próprio ensino fundamental e deixe as do ensino médio para quando você chegar lá. Assim você terá uma boa rotina de estudos no ensino fundamental para o Enem. Saiba que em suas pesquisas você certamente encontrará matérias que já estudou ou está estudando atualmente.

Por exemplo, dentre as questões de matemática estão geometria, porcentagem e regra de três. Sob o mesmo ponto de vista, quando o assunto é português a interpretação de texto sempre prevalece. Mas em ciências da natureza, a parte de ecologia pode ser o início dos estudos.

Além disso, na entrada do ensino médio, você se aprofundará ainda mais nos assuntos necessários. Por fim, geografia e história são matérias que podem ser estudadas de forma integral, pois caem bastante e sempre de forma variada.

Minha rotina de estudos no ensino fundamental

Português

Tendências contemporâneas30%
Estrutura e formação das palavras20%
Pontuação10%
Classe de palavras10%
Verbo7%
outros23%

Matemática

Problemas de 1º e 2º graus20%
Grandezas proporcionais e médias algébricas15%
Porcentagem e Matemática Financeira6%
Funções6%
Probabilidade6%
outros47%

História

2ª Guerra Mundial e suas consequências14%
2º Reinado13%
Governos pós-regime militar12%
Era Vargas11%
A República Velha10%
Outros40%

Geografia

Questões ambientais16%
Climatologia11%
Urbanização10%
Globalização9%
Cartografia7%
Outros47%

Certamente, quando estamos nesse momentos dos estudos e já pensamos no Enem, se dedicar aos com uma rotina de estudos no ensino fundamental pode ser um ótimo caminho, se levado à sério. Por esse motivo, aproveite todo o momento que tem para estudar, mas lembre-se que primeiro é necessário concluir o ensino fundamental.

Em suma, ao iniciar os estudos de forma antecipada você tem mais tempo e chances de garantir uma boa nota e uma vaga na faculdade em seu futuro. Dessa forma, caminhe bem nessa fase inicial, siga a sua rotina de estudos no ensino fundamental e tudo sairá bem.

Por fim, lembre-se que muitos estudantes só começam a estudar no fim do ensino médio. Portanto, se você iniciar o processo antes, certamente, alcançará as vagas com mais facilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *