Se quer ou sequer? Junto ou separado

Inicialmente, ambas as expressões “se quer ou sequer” existem. Todavia, sabendo da quantidade de pequenas armadilhas que a nossa língua possui, essa pode ser uma delas. Por mais que tenha um efeito auditivo bem similar, as duas palavras representam significados diferenciados.

Ao contrário do que imaginam, “se quer ou sequer” não possuem nenhuma relação, ou seja, representam coisas diferentes. É muito comum ver palavras parecidas em correlação, mas neste caso não. Logo, não te daremos uma resposta sobre qual delas é a correta, mas sim como você deve usá-las.

Uso correto dos termos se quer ou sequer

Como você já viu, ambas estão corretas e o que faz o conflito entre elas é onde são inseridas. Neste caso, vamos entender como devem ser usados os termos “se quer ou sequer”.

Se quer

Neste caso, temos uma condição trazida por “se” e o “quer” que vem do verbo “querer”. Por isso, esse termo é bastante usado de forma informal, pois a forma mais ideal seria “se quiser”. Veja alguns exemplos:

  • “Se quer ver esse programa, é só mudar de canal.”
  • “Então, se quer viajar, precisa ter recursos para isso.” 
  • “Se quer que eu te visite, é só me convidar.”

Ou seja, esse termo é usado para mencionar condições. Portanto, ao colocá-la em alguma frase, fique de olho no que deseja dizer. 

Sequer

O termo único de “sequer” é o que o torna um advérbio. Por isso, ao usar essa palavra você coloca uma intensidade de negação. A palavra “sequer” possui sinônimos como “ao menos” e “nem mesmo”. Confira alguns exemplos: 

  • “No espetáculo, sequer uma pessoa o aplaudiu.”
  • “Você foi ao aniversário e não comeu um doce sequer.”
  • “Ele sequer me disse adeus.”

Por fim, viu como possuem significados completamente diferentes? Busque uma forma de fixar em sua mente, acredito que você não vai mais errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas e tipos de aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano. Certamente utilizar bons tipos de aprendizagem fará com que seu

Leia Mais »