Sessão, seção, secção ou cessão

Primeiramente, entre as palavras sessão, seção, secção ou cessão, você precisa saber que todas elas existem e estão corretas dentro da língua portuguesa. Por outro lado, as palavras sessão, seção e cessão são consideradas homófonas, ou seja, possuem o mesmo som.

Embora o termo secção possua um som diferente, ele possui o mesmo significado de seção. No entanto, a única coisa que diferencia as palavras é a forma que é escrita e falada; pois, seção é brasileira e secção é portuguesa, de Portugal.

Porém, o que diz respeito aos seus significados é o que as tornam ainda mais interessantes e até mesmo, geradoras de dúvidas entre os estudantes.

Afinal, como são usadas essas palavras dentro da escrita? O que cada uma delas quer dizer? É isso que descobriremos agora mesmo.

Os significados das palavras sessão, seção, secção ou cessão

Primeiramente, vamos ver alguns exemplos de frases com essas palavras. A partir disso, você já poderá compreender as diferenças:

  • Sessão: Fizemos um bom trabalho, mas tivemos uma uma sessão de reunião que foi bem conturbada;
  • Seção ou secção: A seção/secção dos livros de biologia é ali;
  • Cessão: Tivemos que assinar uma cessão de direitos autorais das fotos.

Pois bem, agora podemos compreender o cada uma dessas palavras significam:

  • Sessão: Essa palavra tem referência direta com intervalos na ocorrência de algo. Ou seja, no exemplo acima citamos a sessão de reunião, portanto, uma das sessões foram conturbadas. Desta forma, sabemos que tiveram outras, mas essa em questão, foi conturbada;
  • Seção ou secção: Essa palavra se refere à divisões de uma parte entre o todo existente. De acordo com o exemplo, é possível ver a indicação da seção/secção dos livros de biologia. Porém, certamente há outras seções com livros de outras matérias neste lugar;
  • Cessão: Por sua vez, essa palavra é referente ao ato de ceder ou transferir algo. Em nosso exemplo, mencionamos a cessão de direitos autorais, ou seja, o sujeito cede ou transfere seu direito autoral sob as fotos que havia capturado.

Pois bem, essas são as diferenças entre essas palavras que causam tantas confusões em sua mente. A partir de agora, você não vai mais cair no erro! Bons estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *