Sono na hora de estudar

Sem dúvidas, o sono na hora de estudar é a maior batalha dos estudantes. Na maioria das vezes, basta pegar um livro que logo começam os bocejos e os olhos vão ficando pesados.

Por sorte esse problema pode ser apenas uma questão de corrigir alguns hábitos.

Afastar o sono na hora de estudar

Na verdade, o sono em si nem é o problema, o problema é que você perde a concentração e a capacidade de raciocínio durante esses momentos de sonolência. Logo, sua qualidade nos estudos é mínima e você não rende.

Mas, a realidade é que a maioria dos estudantes não gostam muito de ter boas noites de sono. Eu sei o que estou falando porque também já fui assim.

Mas agora você vai descobrir que seus estudos não rendem por causa de alguns hábitos nocivos aos estudos.

1. Matutino ou vespertino?

Em quais desses horários o seu rendimento de estudos é melhor? Se você não sabe, então, que tal fazer um teste? Tire um dia para estudar pela manhã, outro dia pela tarde e outro de noite.

Com isso, verifique a sua concentração e o quanto você absorve o que foi estudado. Desta forma, ficará muito mais fácil estudar e alcançar suas metas.

Por exemplo: Você vai estudar português três dias seguidos.

  • No primeiro dia você vai estudar normalmente pela manhã
  • no segundo dia você estuda a tarde
  • Já no terceiro dia você estuda de noite

Veja em qual dos dias você foi mais produtivo. Se você trabalha e só tem a noite para estudar será necessário adaptar seus hábitos para que seu cérebro entenda que você só tem esse período disponível para estudos.

2. Refeições

Quando você faz refeições muito pesadas é necessário que o corpo envie mais sangue para seu sistema digestivo. Todavia, quando você estuda, é necessário que seu corpo envie mais sangue para a sua cabeça.

Logo, quando você faz a combinação de comida pesada + estudos o seu corpo acaba reagindo mal e libera muita melatonina, que é a substância que nos induz ao sono.

Essa é uma forma que o seu corpo encontrou para que você seja obrigado a descansar enquanto o seu sistema digestivo faz todo o trabalho.

Portanto, se você estiver planejando uma maratona de estudos logo após almoçar, por exemplo, o aconselhável é que coma pouco e de forma saudável. Tirar um cochilinho também não faz mal a ninguém.

Alguns alimentos são ótimos para afastar o sono na hora de estudar, como:

  • Café
  • Refrigerantes tipo cola
  • Chás

Todos esses alimentos que possuem cafeína são ótimos estimulantes para o nosso corpo, nos deixando mais despertos, afinal de contas o corpo libera mais adrenalina e, consequentemente, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose, que é a nossa energia do dia a dia.

Além disso, os termogênicos também são excelentes para nos manter mais alertas e concentrados.

3. Desperte

Quando você perceber que seus olhos estão começando a ficar mais pesados, levante da cadeira, dê algumas voltas, alguns pulos, converse com alguém ou faça alguma outra coisa que seja capaz de te distrair.

Isso é uma ótima forma de se manter acordado para estudar.

4. Tenha o tempo correto de sono

Durma sempre o necessário para que o corpo acorde bem e disposto. Aliás, o mais ideal é que se durma por 8 horas sem interrupções, mas se quiser, pode prolongar esse período.

Mas esqueça aquela história de que você precisa dormir cedo e acordar cedo. Se lembra da dica número 1? Procure conhecer seu corpo e descubra qual a hora exata que seu corpo precisa dormir e acordar. Se for preciso e possível, acorde as 11 horas da manhã sem medo e culpa. O importante é que você esteja disposto na hora de estudar.

Porém, muitos estudantes precisam trabalhar e, desta forma, pode ser um pouco difícil colocar essa estratégia em prática. Então, a dica que temos é para que você insista nas horas de sono e ao chegar do trabalho, estude pelo tempo que der. Mas jamais deixe de dormir bem!

5. Barulho

Estude no barulho! Sim, eu sei que isso pode parecer totalmente contraditório, mas pense bem: nosso corpo é acostumado a descansar no silêncio. Logo, seu corpo pode entender errado o recado de silêncio na hora dos estudos.

Pode parecer brincadeira, mas existe um estudo do “New England Journal of Medicine” que comprova que estudar com pouco barulho é melhor do que estudar no silêncio total. E a tese abordada é exatamente que o barulho afasta o sono na hora de estudar.

Entretanto, se você só consegue se concentrar no silêncio total, você pode ter algum distúrbio como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Neste caso, o mais aconselhado é que se procure um médico.

6. Controle a iluminação do local para afastar o sono

Mas se você quer saber mesmo como afastar o sono na hora de estudar, tente manter seu local de estudo o mais iluminado possível. Nada de deixar seu quarto como se fosse uma caverna.

Se você estudar pela tarde ou noite, tenha uma luminária para encenar o dia. Isto é, um dos métodos de como afastar o sono para estudar tem muita ligação com a iluminação do local. Por isso, se você estuda em um local escuro mesmo que pela manhã, tenha sempre uma luminária por perto e deixe o escurinho apenas para dormir.

Você já parou para pensar por que somos seres que dormem durante a noite? A luz é o elemento regulador do nosso relógio biológico, e por isso, na falta de luz somos adaptados para ter boas noites de sono.

7. Técnica Pomodoro

Alguns estudos sugerem que nosso cérebro tem a capacidade de se manter concentrado por cerca de 50 minutos. Logo após esse período, a qualidade de estudos cai e o rendimento diminui.

Pensando nisso, o aconselhável é que se faça uma pausa de cerca de 10 minutos após cada 50 minutos de estudos.

Veja abaixo como funciona a técnica Pomodoro:

Não sabe o que fazer com esses 10 minutos de descanso? Faça um exercício físico. levante-se e faça alongamentos, barra, flexões etc. Esse hábito irá despertar seu corpo e sua mente.

Além disso, caso seu concurso tenha Teste de Aptidão Física você já estará se preparando.

8. Água

Esse é o elemento essencial para a vida, para os estudos, para os exercícios, para tudo – inclusive para combater o sono.

Ao começar a estudar, tenha sempre uma garrafinha de água por perto. Hidratar o corpo é essencial para que se tenha um bom rendimento durante os estudos.

9. Plano de estudo

Estudar sem horários é extremamente prejudicial para a qualidade do estudo. Afinal de contas, você não terá hora para dormir ou para acordar.

E isso pode influenciar para que seu corpo tente fugir das tarefas fazendo com que você se sinta sempre com sono ao pegar em um livro.

Sane suas dúvidas sobre como montar um plano de estudos ou conheça também a técnica do professor Alexandre Meirelles, o Ciclo de estudos.

Estudar a mesma matéria por horas pode ser cansativo. Se seu intuito é saber como afastar o sono para estudar, comece por intercalar as matérias necessárias para seu aprendizado.

Logo, em um dia escolha algumas matérias, no próximo outras e assim sucessivamente, mas nunca foque em apenas um conteúdo. 

Ainda que tomar café possa parecer uma boa opção, nem sempre ela funciona. Portanto, a siga essas dicas passadas sobre como afastar o sono para estudar e não perca mais tempo de estudos.

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais e comente abaixo.

MAIS DICAS
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.