Trago ou Trazido? Qual o correto?

Trago ou Trazido

Entre Trago ou Trazido qual é o termo que você mais faz uso para se comunicar diariamente? A dúvida acerca da forma correta de empregar os termos é muito comum, mas neste caso ambos existem na língua portuguesa.

Todavia, é preciso ter muita atenção na hora de colocá-los nas frases usuais, afinal, querem dizer coisa diferentes. 

Trago ou Trazido

O único particípio do verbo trazer é a palavra trazido. Se você tem mania de usar a palavra trago como particípio, saiba que está cometendo um grande erro.

Além disso, é preciso se atentar bastante na hora de escrever as redações. Afinal, se for necessário usar esse particípio ele deve ser mencionado de forma correta.

A palavra trago vem da conjugação verbal na primeira pessoa do singular do presente indicativo do verbo trazer. Ou seja, esse termo só pode ser usado desta formas: eu trago.

Trago ou Trazido

No caso da palavra trazido, ela possui diversas locuções verbais e tempos compostos. Portanto, ela aparece após o término de uma ação levando a conclusão da ação.

Exemplos com trazido

  • Eu teria trazido o bolo se você tivesse dito que queria;
  • Se ele tivesse trazido o violão daria para tocar alguma coisa;
  • O que custava ter trazido minha bolsa?
  • Se eu soubesse tinha trazido a refeição.

Exemplos com trago

  • Por isso eu trago meu casaco. Nunca sei quando fará frio;
  • Eu trago um suco para o nosso café compartilhado;
  • Amanhã eu trago o que você me pediu;
  • Neste momento eu trago verdades que vão te fazer sorrir.

Existe ainda a palavra trago que é derivada do verbo tragar. Logo, se refere à inalação de fumaça de cigarro ou o ato de beber e comer de forma desenfreada.

Você lembra?
O certo é ascenção ou ascensão?

Neste caso, tragar também é significado de tolerância, suportar certas coisas ou acreditar em algo. veja alguns exemplos:

  • Posso até fumar, mas eu não trago;
  • Se trouxer comida japonesa eu vou tragar tudo!

Então, com todas as dúvidas resolvidas em relação aos termos Trago ou Trazido, tenham bons estudos e uma boa jornada de concursos públicos e vestibulares.

É especialista em técnicas de estudo e aprendizado acelerado. Formou-se em jornalismo em 2011 e, depois disso, foi aprovado em diversos concursos. Atualmente, ele é o CEO do Canal do Estudante e lidera o programa de mentoria do Redação 1k.