Viagem ou viajem

viagem ou viajem qual como-escreve

Bem-vindo a mais uma dica de língua portuguesa! Hoje, vamos desvendar um mistério que já deixou muita gente de cabelo em pé: a diferença entre Viagem ou viajem.

Muitos de nós já trocamos esses dois termos em algum momento, não é mesmo?

Portanto, nosso objetivo é explicar de forma simples e direta quando usar “viagem” e quando usar “viajem”. Afinal, o domínio da nossa língua é uma viagem incrível, que nos permite expressar nossas ideias com precisão.

Vamos embarcar juntos nessa aventura?

O que é Viagem?

A viagem é um termo em português que denota o ato de se deslocar de um lugar para outro. Comumente, é empregado para descrever a ida de um ponto a outro, seja para fins de lazer, negócios, ou outros propósitos.

A palavra ‘viagem' é um substantivo e, por isso, se encaixa em frases como: “Estou planejando uma viagem para o litoral” ou “Minha viagem de negócios foi produtiva“.

  • Exemplos de uso correto de “viagem”
  • Minha viagem para a Itália foi incrível“.
  • Quanto tempo durou a viagem?“.

O que é Viajem?

Ao contrário do que muitos pensam, “viajem” não é um erro de português, mas sim uma forma verbal. Este termo é a conjugação do verbo “viajar” na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo ou do imperativo.

Agora, você deve estar se perguntando: quando usamos isso? “Viajem” é usado quando queremos expressar um desejo, uma possibilidade, uma dúvida ou uma ordem. Por exemplo:

  • Desejo: Que eles viajem em segurança.
  • Possibilidade: Talvez eles viajem amanhã.
  • Ordem (imperativo): Meninos, viajem agora!

Então, na próxima vez que você se perguntar se está usando o termo corretamente, lembre-se deste pequeno guia prático.

Como diferenciar viagem ou viajem?

Ao primeiro olhar, viagem ou viajem podem parecer gêmeos idênticos na vasta família da língua portuguesa. Mas, como muitos parentes próximos, eles têm suas peculiaridades únicas que os distinguem um do outro.

  1. Viagem é um substantivo, usado para se referir a um passeio ou jornada. Por exemplo: Minha viagem ao Brasil foi incrível!
  2. Viajem é uma forma verbal, usada como a terceira pessoa do plural do subjuntivo presente do verbo viajar. Por exemplo: Espero que eles viajem com segurança.

Lembre-se desta dica útil: “Viagem” é um substantivo, então pense em “viagem” como “viagem”. “Viajem”, por outro lado, é um verbo. Então, quando você quiser que alguém faça algo, use “viajem”.

Relembrando as Regras Ortográficas

Ao nos depararmos com as palavras viagem ou viajem, a confusão é comum. No entanto, relembrar as regras ortográficas da língua portuguesa pode ser de grande ajuda.

A principal diferença entre esses dois termos reside na regra do uso das letras “g” e “j”. O termo “viagem” é um substantivo e, portanto, segue a regra que determina o uso da letra “g” depois das vogais “a”, “o” e “u”.

Por outro lado, “viajem” é uma forma conjugada do verbo “viajar” na 3ª pessoa do plural do subjuntivo presente ou imperativo. Aqui, a regra que se aplica é a que indica o uso do “j” após as vogais “e” e “i”.

Assim, entender essas regras ortográficas é crucial para diferenciar e utilizar corretamente viagem ou viajem.

Exercícios Práticos

Para solidificar o seu entendimento sobre o uso dos termos viagem ou viajem, vamos praticar com alguns exemplos. Analise as sentenças a seguir e identifique onde e como essas palavras devem ser usadas corretamente:

  1. Hoje à noite, eu vou ____ para o Rio de Janeiro.
  2. Espero que vocês ____ em segurança.
  3. Minha última ____ à Europa foi maravilhosa.
  4. É crucial que vocês ____ com cuidado nesta estrada.

É especialista em técnicas de estudo e aprendizado acelerado. Formou-se em jornalismo em 2011 e, depois disso, foi aprovado em diversos concursos. Atualmente, ele é o CEO do Canal do Estudante e lidera o programa de mentoria do Redação 1k.