Em primeiro lugar, as palavras viagem ou viajem estão corretas. Ambos os termos compõem a língua portuguesa. O grande problema nas duas, é a confusão que trazem para os concurseiros e estudantes em geral.
Se você chegou até com essa dúvida, espere um pouco mais pois já iremos te explicar como usar essas duas palavras. Inicialmente, a palavra com a letra g (viagem) é indicativo de um deslocamento ou um trajeto que foi realizado. Por outro lado, a palavra com j (viajem), vem do verbo viajar quando é conjugado.
A palavra viagem com G é um substantivo, desta forma não existe a possibilidade de utilizá-la com os pronomes oblíquos átonos: Eu, tu, ele, nós, vós, eles. Assim, viajem com J nada mais é do que a conjugação verbal do próprio verbo.
Exemplos com viagem
Esse termo tem como sinônimos as palavras deslocamento e passeio. Ou seja, quando desejamos falar que alguém está se deslocando para algum lugar distante ou passeando para determinado local, usamos o termo com a letra G.
A palavra viagem também é muito usada como gíria no nosso país, por exemplo: “Que viagem essa história!” “tive uma viagem muito interessante com esse filme”. Veja a seguir, alguns exemplos que podem te ajudar melhor:
- Vou fazer uma viagem sábado à noite;
- Sexta feira eu tenho uma viagem marcada para Brasília;
- Qual é o dia da sua viagem?
Exemplos com viajem
Esta palavra vem do verbo viajar, conjugada na 3ª pessoa do plural no presente do subjuntivo (eles viajem). O subjuntivo determina o tempo verbal na qual a ação acontece. Veja alguns exemplos com a palavra viajem para entender melhor.
- Prefiro que vocês viajem amanhã pela manhã;
- Viajem mais tarde, por exemplo, depois do almoço;
- Esse novo serviço exigirá que eles viajem bastante.
Em suma, as palavras viagem ou viajem são da mesma família. Portanto, basta compreender como fazer o uso de cada uma de forma correta, assim, tudo dará certo! Essas confusões acontecem bastante, por isso, não se culpe se cair nas dúvidas. A partir de agora, você não errará mais.