Método de estudo Cornell

Se você está aqui é por que, provavelmente, já deve ter ouvido falar no método de estudo Cornell ou anotações Cornell e ficou curiosos em saber mais sobre esse assunto.

Dentre os variados métodos de estudos que existem, este é um dos mais eficazes. Portanto, se você está na universidade, estudando para concursos e vestibulares ou se profissionalizando através de mini palestras, usá-lo será muito bom.

Antes de falar sobre o método em si, vamos as devidas apresentações:

O que é Cornell?

O método de estudo Cornell foi criado pelo Dr. Walter Pauk dentro da Universidade de Cornell. Esse método é muito útil para palestras e leituras mas serve também para auxiliar nos estudos, seja ele qual for, basta aprender a usá-lo.

O objeto central do método Cornell são as anotações. Nem preciso dizer que anotações são de extrema importância para quem deseja adquirir conhecimento.

Por isso, se você já tentou de tudo, mas já acredita que nada mais funciona, utilize esse método como teste. Com certeza ele poderá te ajudar e muito nos seus momentos de estudo.

Importância das anotações Cornell

Diversos alunos no mundo inteiro sentem a necessidade de dar auxílio aos seus estudos com anotações e estas devem ser excelentes. Afinal de contas, as anotações são tão eficazes quanto a leitura. Por isso, o método de estudo Cornell pode ser muito eficiente para seus momentos de estudo.

As anotações são importantes pois ajudam o estudante a resumir o conhecimento adquirido. E quem é que consegue fixar todo conteúdo apenas realizando leituras, não é? Apenas realizar a leitura é um método que já está mais que ultrapassado. Portanto, aprender a utilização de métodos de estudo diversos pode ser a melhor solução.

Vamos entender como o método funciona.

Como consiste o método de estudo Cornell?

Certamente, você compreende a importância dos estudos quando utiliza bons métodos de estudo. Então, chegou a hora de conhecer como funciona as anotações Cornell e começar a praticá-las.

Este método é muito simples pois basta fazer a divisão de uma única página em 3 seções diferenciadas. Uma delas deve ser usada para parafrasear o conteúdo que você achar importante, outra para fazer o resumo de cada uma delas e por último uma para anotar perguntas.

Veja abaixo como deve ser feito.

Separe um caderno somente para o método

É importante que você possua um caderno somente para as suas anotações. Em seguida você fará as divisões necessárias:

  1. Faça uma linha horizontal no fim da página com cerca de 5 cm. Esta área será usada para fazer a paráfrase;
  2. Em seguida, faça uma linha vertical na esquerda do caderno, também de 5 cm até que encontre a linha horizontal. Nesta parte, você vai anotar suas perguntas;
  3. Por fim, o espaço que sobrar à direita – e que deve ser o maior – é onde você fará as anotações gerais.

Se você está confuso dê uma olhada na imagem abaixo:

método de estudo Cornell

Como fazer as anotações?

Na linha superior do seu caderno, você deve anotar a matéria ou curso que está sendo estudado. Em seguida no canto da direita, inicie as anotações necessárias do que está sendo apresentado à você.

O ideal é que você anote os pontos que estão sendo sempre repetidos pelo instrutor.

Além disso, o ideal também é que você não anote frases inteiras, mas sim coisas que te façam lembrar do que foi dito. É muito comum que os professores utilizem slides para ensinar a matéria, portanto não anote tudo que está lá, apenas pequenos pontos úteis.

Em relação às perguntas, você pode deixar para incluí-las após sua revisão da matéria com calma. Aliás, inserir as questões que tenham ligação com as anotações gerais é a melhor forma de compreender o conteúdo.

Desta forma, de um lado você possui as questões necessárias e de outro, as anotações relacionadas as suas questões. Por fim, faça um resumo geral em relação às suas perguntas e anotações na parte final da página.

É importante que você utilize o método de estudo Cornell separadamente para cada assunto. Desta maneira, você não vai se confundir na hora de estudar!

FAQs: Perguntas sobre o método de estudo Cornell

Como fazer o método cornell

Basta pegar uma folha comum, sem pauta mesmo, e dividi-la em três partes, sendo a superior maior e as debaixo menores. Você pode dividir em títulos, tópicos e as anotações.

O que é método cornell

As anotações Cornell é um método de estudo bastante eficiente baseado em anotações e resumos do que foi estudado. Muitos vestibulandos e concurseiros utilizam a técnica.

MAIS DICAS
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.