Monte o Ciclo de Estudos para concursos em 5 passos

Montar um Ciclo de Estudos para concursos ou vestibulares é uma melhores soluções para quem está precisando de um bom planejamento nos estudos, trabalho ou na vida. Isso se deve pelo fato de que, diferente do cronograma de estudos, com o novo Ciclo de Estudos você tem a sensação de estar sempre mais motivado a bater metas, mas isso veremos no vídeo abaixo.

Vale lembrar que, pelo fato de cada pessoa se adaptar melhor a um estilo de estudo, faça um teste com o Ciclo e se você não se adaptar, pode tentar outras técnicas de estudos, como:

Quando comecei a estudar para concurso público, utilizei o cronograma de estudos por muito tempo, mas foi utilizando o Ciclo de Estudos que fui aprovado.

O que o Ciclo de Estudo Não é

Não confunda Ciclo de Estudos com Plano de Estudos. Diferente do Plano de Estudos, no ciclo não há horários fixos para cada matéria. Para ficar mais fácil de entender, veja abaixo uma foto de como é um plano de estudos.

Veja abaixo como funciona o Plano de Estudos:

Plano de estudos tradicional

Perceba que segunda-feira, às 11 horas, está marcado para estudar Administração, mas vamos supor que ouve algum imprevisto e você não conseguiu estudar esta matéria. Você só conseguirá estudá-la novamente na sexta.

Este “pulo” de horário pode desmotivar o candidato, pois o conteúdo ficará acumulado, impossibilitando o candidato de “zerar” completamente a matéria.

Agora veja abaixo como funciona o Ciclo de Estudos para concursos públicos.

Como funciona o Ciclo de Estudos?

Em primeiro lugar, o estudo por ciclos é muito mais simples. Assim, em uma planilha comum ou em uma folha de papel, você vai escrever todas as matérias do seu edital e o tempo de estudo dedicado para cada uma.

Esse tempo pode variar de acordo com o grau de dificuldade ou com a importância da disciplina no concurso.

Em suma, nessa primeira fase, você não vai precisar colocar todas as matérias do seu concurso. Coloque aquelas que têm um maior peso no seu concurso.

Desse modo, com o tempo você vai adaptar seu ciclo e aí sim poderá colocar as matérias de menos importância junto com aquelas mais importantes.

Modelo de Ciclo de Estudos

Nesse modelo de Ciclo de Estudo vou colocar apenas 6 matérias para começar, quais sejam:

  • Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Penal Militar;
  • Processo Penal;
  • Penal Especial; e
  • Administrativo.

Pronto essas serão as matérias do nosso ciclo de estudos para concursos. Para fins didático, vou colocar 2 horas para cada matéria, ficando um total de 12 horas. Assim, se você consegue estudar 7h30 por dia, em dois dias você terá fechado seu Ciclo de Estudo.

Ou seja, você estará revendo as matérias sempre a cada dois dias, o que é muito bom para fixar a matéria.

Mas vale lembrar que no Ciclo não importa quantas horas você estuda por dia. Veja abaixo o motivo.

Vamos supor que você está estudando Direito Penal para algum concurso policial, mas após uma hora de estudo você teve que ir em algum compromisso, quando for estudar novamente precisará completar as duas horas de Penal. Mas você ficou a semana inteira sem estudar? Então, não tem problema, quando voltar você terminará aquela uma hora que faltava em penal.

[VÍDEO] Como montar um Ciclo de Estudos para concursos

Apesar de ser simples, explicar por vídeo fica mais fácil.

Além disso, lá no youtube, você pode fazer download da planilha de Ciclo de Estudos para concursos. Esse vídeo é baseado nas técnicas do professor Alexandre Meirelles.

Se gostar, se inscreva lá no nosso canal do youtube também. Lembrando que o Ciclo de Estudos pode ser combinado com outras técnicas. Uma das que mais gosto é a Técnica Pomodoro.

Se você tem alguma dúvida, deixa aí nos comentários que eu respondo todos. Agora se você gostou do artigo, compartilhe no facebook com a galera.

FAQs: Perguntas frequentes sobre o Ciclo

Como montar um ciclo de estudos?

Abra um arquivo do excel, adicione as disciplinas a serem estudadas e coloque a quantidade de horas que você tem disponível para cada uma.

O que é o Ciclo de Estudos?

É o melhor método de estudos para quem está se preparando para concurso, vestibulares ou provas escolares. O ciclo é bastante divulgado pelo professor Alexandre Meirelles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas e tipos de aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano. Certamente utilizar bons tipos de aprendizagem fará com que seu

Leia Mais »