Como estudar para concurso de enfermagem 2021

Com o avanço da Covid-19, um dos cargos mais cobiçados por grande parte do universitários é o de Enfermeiro. Porém, talvez por causa do baixo salário e da desvalorização da carreira pela iniciativa privada grande parte dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem estão procurando estabilidade e bons salários no Serviço Público. Nesse artigo, você vai aprender como se preparar para concurso de enfermagem, com várias dicas de estudos para o cargo.

Como dito acima, o número de enfermeiros que buscam uma vaga no serviço público aumenta a cada ano. Se você está lendo este artigo é por que já se decidiu ou por que está pensando em largar a iniciativa privada. Talvez, pelo fato de sempre ter trabalhado na iniciativa privada você não saiba os benefícios que servidores da saúde têm ao trabalhar para o Estado, e por isso vou sanar algumas dúvidas antes de continuarmos.

 O que é estabilidade?

Bom, para facilitar o entendimento, eu vou dizer que o Estado pode contratar servidores de duas formas:

  1. Por meio do regime Estatutário
  2. Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A estabilidade é algo direcionado aos servidores públicos ESTATUTÁRIOS da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Você pode descobrir se o concurso de enfermagem que você está se preparando te trará estabilidade lendo o edital do mesmo. Lá estará escrito por meio de qual regime se dará a contratação. Grande parte das vezes, os concursos para Secretarias Estaduais de Saúde ocorrem por meio do regime estatutário, ou seja, com estabilidade.

A estabilidade torna mais difícil a demissão do servidor público. Ao contrário do que muitos pensam, a estabilidade não se confunde com vitaliciedade. Isso quer dizer que o servidor poderá ser mandado embora – por demissão ou exoneração -, mas para isso ele deve cometer algumas atitudes consideras muito graves.

Você conhece algum servidor público que já foi demitido? Provavelmente ele pisou na bola bem feio para que isso ocorresse.

Dados sobre a carreira

Sanada esta primeira dúvida sobre o regime de contratação, vamos falar sobre alguns dados importantes. Se você está começando a estudar, primeiro você deve fazer um mapeamento sobre o seu concurso e quais suas chances de passar em um concurso público de enfermeiro. Confira abaixo como.

Vou disponibilizar alguns dados de uma pesquisa realizada pela Fiocruz, que vai te deixar surpreso:

De acordo com a pesquisa, no Brasil, cerca de 77% dos profissionais de enfermagem não possuem nível superior.

Fonte: FIOCRUZ

Ou seja, algo em torno de 3/4 dos profissionais ou são técnicos ou são auxiliares, e apenas 20% possuem graduação na área. Deste modo, se você é formado ou está se formando em enfermagem, isto é uma grande vantagem.

Afinal, você sabia que para trabalhar como enfermeiro para o Estado você deve ter nível superior?! Então, veja a quantidade de “concorrentes” que são eliminados só nesse primeiro ponto.

Além disso, se você possui nível superior você ainda pode concorrer as vagas de técnico ou até mesmo para um concurso para professor de enfermagem.

Agora que você já viu que a concorrência provavelmente não será alta, pegue o edital do concurso de enfermagem e vamos aprender a estudar.

Como estudar para concurso de enfermagem

Conteúdo

Em primeiro lugar, se o edital do seu concurso já foi lançado faça uma lista com todas as matérias que vão cair – não deixe nenhuma de fora. Entretanto, se o edital ainda não foi lançado, abaixo você pode ver quais são as questões de enfermagem para concurso mais cobradas:

  • Saúde do adulto;
  • Programas e políticas de saúde pública;
  • Atenção primária a saúde;
  • Urgência e emergência;
  • Epidemiologia; e
  • SUS.

Em segundo lugar, outro detalhe bem importante relacionado ao conteúdo e que você deve dar uma atenção especial é a matéria de Língua Portuguesa. Como o concurso de enfermagem é bem específico para a área, vários candidatos se esquecem de estudar português. Todavia, é exatamente esta matéria que fará a diferença entre quem ficará nas vagas e quem continuará trabalhando em hospital privado.

Caso tenha um bom tempo que você estudou essa disciplina, eu aconselho que você estude pelas aulas da Professora Flávia Rita por vários motivos. Um deles é o fato da professora explicar o conteúdo desde ditongos, separação silábica etc, mas sempre com o viés voltado à concurso público.

Abaixo você pode conferir um texto onde explico exatamente como funciona as aulas da professora, além de algumas aulas gratuitas.

Plano de estudos para concurso de enfermagem

Muitos candidatos têm dúvidas na hora de começar a estudar e acabam perdendo um tempo valioso procurando formas de estudar. A melhor dica que eu posso te dar é: monte um bom plano de estudos para não perder tempo.

Com o ciclo de estudos, você vai poder preencher todas as suas horas vagas com algum conteúdo que deve ser estudado para a prova. Se você não trabalha, o plano de estudos vai ser como uma trilha que você deve seguir para se manter focado na prova.

Dê uma lida neste artigo COMO FAZER UM PLANO DE ESTUDOS.

Aula de enfermagem para concurso

Eu acredito que as formas de estudar são muito pessoais para eu tentar impôr alguma coisa. Por isso eu vou dizer o que penso e fica ao seu critério fazer ou não.

Eu nunca fui fã de cursinho presencial. Quando eu trabalhava e estudava, eu sempre me sentia cansado demais para sair do trabalho, pegar ônibus e ir para cursinho e, por isso, faltava muitas aulas e isso me desestimulava a continuar estudando. Quando resolvi estudar sério para concurso, eu larguei o emprego e mesmo assim sempre tinha algo que me impedia de ir as aulas. Gastei muito dinheiro com cursinho presencial e não tive bons resultados. Resolvi investir meu tempo e dinheiro em aulas online.

Para não alongar demais e fugir do tema, confira o texto em que eu comparo cursinho online e presencial.

Qual curso de enfermagem para concurso fazer?

Assim que comecei a estudar por cursinho online, logo vi uma enorme diferença. Eu conseguia aprender o conteúdo de forma mais rápida por vários motivos:

  • Eu mesmo fazia os meus horários de estudos
  • Estudava mais vezes a matéria que eu tinha dificuldade
  • Não precisava pegar ônibus para estudar
  • Quando eu não entendia um conteúdo era só voltar o vídeo e assistir mil vezes até entender

Esse foram alguns pontos que me fizeram estudar por cursinhos online. Mesmo assim, não são todos os cursinhos que prestam, mas por sorte não demorei muito para achar um curso que me fizesse compreender o conteúdo de forma tão fácil.

Na verdade, existem vários cursinhos online que são excelentes, mas o que mais me ajudou foi o Estratégia Concursos. O curso é composto por videoaulas e um conteúdo muito detalhado em PDF. Sem falar que é o único curso que eu conheço onde é permitido baixar o conteúdo legalmente.

Pra mim era bom, pois na biblioteca onde estudava não tinha internet, aí eu baixava as apostilas, imprimia e estudava lá.

Além de tudo isso, os cursos de enfermagem do Estratégia estão a partir de R$ 75,00 essa semana clicando AQUI.

Investimento de tempo e dinheiro

Uma coisa que aprendi durante todos esses anos estudando para concurso é que quem quer passar em qualquer prova deve investir duas coisas: tempo e dinheiro.

Por muito tempo fiz provas sem dedicar meu tempo disponível. Às vezes, eu estava de bobeira em casa e ia fazer outras coisas menos importantes e o resultado na hora da prova sempre era o mesmo: reprovado. Com o investimento monetário foi a mesma coisa. Sempre dizia que não tinha dinheiro para comprar apostila, livros e cursos, mas sempre tinha dinheiro para gastar com coisas supérfluas.

Quando minha situação começou a ficar mais apertada (pois eu tinha saído do meu emprego para estudar), eu percebi que deveria tomar vergonha na cara e me dedicar sério aos estudos.

Então eu comecei a investir quase todo o meu tempo estudando, sendo que várias vezes eu chegava a estudar entre 8 e 10 horas por dia. Mas sentia que ainda faltava algo: material de estudos de qualidade. Foi aí que conheci o Estratégia Concursos e resolvi investir no cursinho. Consequentemente então consegui minha tão sonhada aprovação em concurso – na verdade passei em três concursos.

Recapitulando

Nesse artigo você viu algumas dicas de como estudar para ser aprovado em concurso de enfermagem, além da descobrir a diferença entre servidores Estatutários e CLT. Você também viu a importância de saber quais são os seus verdadeiros “concorrentes” e que para concursos de enfermeiros é necessário ter graduação em enfermagem.

Em seguida você também viu qual conteúdo deve estudar para uma prova de enfermagem, além de saber a importância de se criar um bom plano de estudos para enfermagem. Também dei minha opinião sobre os cursinhos presenciais e como o cursinho online do Estratégia Concursos pode te ajudar na aprovação.

Por fim, falei sobre a necessidade de se dedicar em tempo integral – caso não trabalhe – e que você deve fazer sacrifícios e investir no seu aprendizado com cursinhos para enfermeiro que realmente valha a pena.

Todas essas dicas que eu passei, deram certo para mim e para várias outras pessoas que eu conheço. Espero que você alcance o seu tão sonhado cargo público. Se você gostou do artigo, comente aí embaixo. Isso nos ajuda a trazer artigos com mais conteúdo para vocês. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas e tipos de aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano. Certamente utilizar bons tipos de aprendizagem fará com que seu

Leia Mais »