Novo Fies 2023: O que é, como funciona, inscrição

Home / Enem / Novo Fies 2023: O que é, como funciona, inscrição
0

Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, não é uma bolsa, mas sim um empréstimo que você terá que pagar no futuro, mas com um parcelamento mais suave e taxa de juro relativamente baixa.

É uma boa opção para quem conseguiu 50% de bolsa no Prouni e não tem dinheiro para pagar a outra metade agora, afinal depois de formado e já empregado, será mais fácil pagar.

Mas o Fies não é só para bolsistas do Prouni. Então se você quiser se matricular em uma faculdade particular agora e pagar um grande percentual das mensalidades depois, você também pode recorrer ao financiamento.

grupo zap

Há um cálculo que considera a renda da família e o valor total da mensalidade para determinar o quanto do valor poderá ser financiado, mas ele pode chegar a 100%.

Fies – Quais os critérios para pedir o financiamento?

  • Renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos por mês;
  • Ter feito a prova do Enem em um dos últimos cinco anos e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas objetivas (some a nota das 4 provas e divida por 4), além de não ter zerado na redação.

A análise para concessão do financiamento leva em conta apenas os critérios de renda e desempenho no Enem.

Dessa forma, não há, no Fies, vagas reservadas para cotas sociais ou raciais, e também não há restrições para quem cursou o Ensino Médio em escolas particulares.

Fies – Todas as faculdades particulares participam?

Não, nem todas são participantes. Aliás, o Fies só financia cursos com avaliação positiva no SINAES, que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Cursos considerados insuficientes (notas 1 e 2 na régua de 1 a 5) estão fora da lista.

Fies – Como faço a inscrição?

O Portal SisFies recebe os pedidos de financiamento e os aprova ou não. As informações e acesso para inscrição estão AQUI.

grupo zap

O que tenho que fazer após a aprovação do financiamento?

Uma vez aprovado o financiamento, é preciso entregar a documentação na faculdade, da mesma forma que acontece com o Prouni. No caso do Fies, depois ainda há mais uma etapa, que é ir ao banco (Caixa Econômica ou Banco do Brasil) para efetivar o financiamento.

Fies – Quanto tempo terei para pagar o financiamento?

Você começará a pagar pelo financiamento depois de 18 meses a contar da conclusão do curso. O valor total será parcelado em 3 vezes o período do curso, ou seja, se o seu curso durou 5 anos, o parcelamento da dívida será feito em 15 anos.

O que devo levar em consideração?

Primeiramente, é importante ter muita clareza de que é esse o curso que você deseja fazer, pois adquirir uma dívida para estudar e depois não seguir aquela carreira pode se tornar um grande problema.

Além disso, pode, ainda, acontecer pior: desistir no meio do curso e não ter emprego para pagar a dívida do Fies.

Pense também se esse curso te dará o retorno financeiro necessário para arcar com a dívida no futuro, afinal você precisará trabalhar para pagá-la.

Tendo certeza do curso, é hora de escolher uma boa faculdade. Portanto, leve em consideração aquelas mesmas dicas que demos sobre o ProUni:

  • Consulte o CPC e o IGC, que são importantes indicadores do Mec para análise da qualidade das Instituições de Ensino Superior;
  • Consulte outras avaliações como o Ranking Universitário da Folha (RUF) e a Avaliação de Cursos feita pelo Guia do Estudante;
  • Verifique se a faculdade tem uma boa estrutura (laboratórios, bibliotecas, salas de estudo, equipamentos, etc.);
  • Questione a quantidade de mestres e doutores no corpo docente;
  • Pesquise sobre a aceitação dos profissionais formados por essa faculdade no mercado de trabalho;
  • Pergunte se a faculdade oferece parcerias para estágio e encaminhamento para as empresas;
  • Verifique se há a possibilidade de seguir carreira acadêmica (cursar o mestrado e doutorado) naquela Instituição.

Cronograma FIES 2023

Fique de olho nas datas para não perder o prazo do Fies 2023:

  • Inscrições: 4 a 7 de julho de 2023;
  • Período para complementar a inscrição: 12 a 14 de julho de 2023;
  • Resultado em chamada única: 11 de julho de 2023;
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: 18 de julho até 29 de agosto de 2023.

Confira também como conseguir bolsa de 100% no Enem estudando pelo Descomplica.

grupo zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»