É difícil passar no Enem? 6 Segredos revelados

Se você me perguntar se passar no Enem é difícil, eu digo que não – se você tiver disciplina e foco. Nenhuma prova é difícil se houver dedicação e uma metodologia de estudos adequada por parte do candidato.

Procure observar o que tem caído mais nas provas dos anos anteriores dentro das matérias pedidas e faça os exercícios específicos. Para isso, é preciso se programar seguindo um plano de estudos que mais se encaixe no seu perfil. Lembre-se que o Enem não é nenhum monstro.

O primeiro passo é ler o edital e saber exatamente o que pode cair! Mas só isso também não é suficiente para ser aprovado. Veja abaixo os seis segredos de quem estudou para vestibular e foi aprovado.

6 Segredos para passar no Enem?

Transforme o estudo em um hábito

Assim como é necessário criar o hábito da leitura para se fazer uma boa redação, crie o hábito de estudar dentro de uma rotina para conseguir passar no Enem.

Se organize. Compre uma agenda, um caderno de anotações, ou utilize uma planilha para escrever o que você irá estudar todos os dias, assim como o que ainda precisa ser revisto diariamente.

Seja organizado com você e com o seu ambiente de estudo

Procure estar sempre em um ambiente limpo e tranquilo para estudar. Deixe seu quarto bem iluminado e organizado. Evite distrações como som alto, televisão ligada, mensagens no facebook, etc.

Além dessa organização ao redor, tenha  disciplina e método. Crie um plano de estudos, se planeje, faça metas diárias de exercícios e objetivos a serem alcançados.

Faça um resumo organizado da matéria em sua agenda ou caderno.

Tenha definido o que você quer para a sua vida

Espero que esse não seja seu caso, mas acredite, há candidatos que fazem a prova do Enem sem nem sequer ler o edital. É importante saber sobre o que é a prova, quais as matérias que serão pedidas e principalmente saber qual área pretende seguir para a sua carreira.

Dependendo do curso escolhido pelo candidato, algumas matérias terão mais peso do que outras, por exemplo. Não adianta o candidato querer fazer Medicina e não ir bem em  Biologia.

Procure estudar e praticar com simulados anteriores

A internet tem se mostrado uma grande aliada para se passar no Enem através da quantidade de cursos onlines oferecidos e de pdfs com provas anteriores que podem ser baixadas de forma gratuita.

Fazer exercícios de outros simulados é a base para se fazer uma boa prova do Enem, principalmente, por que é possível analisar os pontos que precisam ser mais estudados pela dificuldade apresentada.

Tire um momento para relaxar

Divida o seu tempo entre o estudo e o descanso. Procure descansar ao longo do dia, nem que seja alguns minutos. Levante, flexione os joelhos, tome um suco ou até mesmo dê uma volta rápida.

Relaxando ao longo da rotina de estudos, fará com que não fique maçante e cansativo, fazendo até com que você tenha cada vez mais prazer em estudar para o Enem. Veja aqui 8 Dicas de como estudar para o Enem.

Se precisar, faça um curso para passar  no Enem

Se você acha que passar no Enem é difícil, ou precisa seguir uma metodologia para rever tudo o que aprendeu durante o período escolar,  procure sim fazer um cursinho online ou presencial.

Há por exemplo, excelentes cursos onlines como o Descomplica que é um dos mais conhecidos e que mais aprova candidatos no Enem. De acordo com os últimos dados levantados os alunos do Descomplica conseguiram uma média de 100 pontos a mais que os demais no ano de 2016. Para ver mais curiosidades sobre o Descomplica Enem basta clicar aqui: Curso Descomplica Enem é bom?

Você gostou do nosso artigo? Acha que passar no Enem é difícil? Conte também quais as suas dicas para passar no Enem. Escreva nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *