Técnica Pomodoro [o que é + como usar + aplicativos + dicas bônus]

Você alguma vez já ouviu falar na técnica pomodoro? Bom, se você é estudante de concurso e está com grandes dificuldades para estudar, então essa pode ser a sua técnica. Antes de qualquer coisa, essa técnica serve também para a realização de outras tarefas, ou seja, ela é multifuncional. Vamos conhecê-la melhor?

O que é a técnica pomodoro

A técnica pomodoro foi criada por Francisco Cirillo, um italiano. Produzida no ano de 1980, ela tem como principal objetivo a gestão do tempo para organizar as tarefas necessárias. Para os amantes de leitura, Cirillo tem um livro que explica a fundo sua criação. Este, por sua vez, se chama “The Pomodoro Technique”.

técnica pomodoro tomate

A técnica pomodoro foi criada para ajudar pessoas que tem problemas com o tempo. Neste caso, pessoas que procrastinam, que fazem as tarefas de forma mais lenta, etc. Essa técnica, além de nos ajudar a fazer o que desejamos no tempo ideal, ela também nos auxilia a melhorar com o tempo.

Logo, ao praticar a técnica você estará praticando um novo hábito. Este, por sua vez, pode ser um grande aliado nos seus estudos atuais e nos próximos!

Como usar a técnica em sua rotina de estudos

Primeiramente, você precisa saber que pomodoro significa tomate na língua italiana. Então, você vai usar a figura de um tomate como referência. Logo, cada pomodoro que você usar, deverá ser dividido em 4 pomodoris e esses, serão equivalentes a 30 minutos.

Para que a técnica funcione bem, você deve usar um cronômetro ou um despertador e um bloco de notas ou post it. Nós recomendamos as formas mais tradicionais, sem que envolva eletrônicos pois eles podem atrapalhar. Porém, se não houver essa possibilidade, use o celular ou o computador se for necessário.

Agora você pode colocar a técnica pomodoro em prática. A técnica normalmente dura cerca de duas horas. Ao iniciar, você estudará por 25 minutos e deverá descansar 5 minutos. Logo, você deve fazer o mesmo processo até a quarta pomodoris. Logo depois, você ainda terá uma recompensa de descanso por 30 minutos, podendo começar a técnica pomodoro novamente ou não.

Lembre-se de que você deve interromper o estudo assim que o relógio apitar, não importando se terminou o capítulo ou não.

Aplicativos pomodoro

Para aqueles que desejam ter uma ferramenta pronta para ajudar na pomodoro timer online, existem alguns aplicativos que podem se tornar seus grandes amigos. Veja a seguir:

Tomato-timer

Este aplicativo é exclusivo para computador e não precisa de instalação. A princípio, para fazer seu uso você precisará apenas de um computador com internet. Além disso, você pode usá-lo em qualquer lugar, seja em casa, na faculdade, na casa de um amigo, etc.

Com ele, você será notificado quando o tempo acabar e também terá o controle do seu descanso.

Clear focus

Conforme o ótimo auxílio deste aplicativo, a sua técnica pomodoro sairá como você deseja. O Focus To-Do está disponível para android e é gratuito. Com esse aplicativo, você conseguirá colocar o método para funcionar facilmente. Inclusive, nele também é possível cronometrar tarefas e intervalos.

Dicas bônus

Existem algumas dicas necessárias quando se trata da técnica pomodoro. Em primeiro lugar, ao fazer os intervalos, o ideal é que você não force a mente com outras coisas. Afinal, o intervalo é um momento de descanso da mente.

De acordo com Cirillo, anotar o que te atrapalha nos momentos de estudo pode te ajudar bastante. Normalmente, somos interrompidos por fatores interiores e exteriores. Logo, ao anotar, você terá controle do que te atrapalha e quantas vezes acontece essa interrupção. Por fim, você saberá o que tira sua concentração e pode tentar resolver o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas e tipos de aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano. Certamente utilizar bons tipos de aprendizagem fará com que seu

Leia Mais »