Como ter disciplina para estudar

Você começa a estudar, mas não consegue dar prosseguimento e não sabe como ter disciplina para estudar? Saiba que esse é um problema de milhares de estudantes, desde o ensino básico até vestibulares e concursos públicos.

Este artigo será o mais objetivo possível para que você possa começar a montar seu planejamento de estudos e, com determinação e foco, estudar sem distrações externas ou internas.

Antes de mais nada, você precisa entender que ter disciplina para estudar sozinho é o primeiro passo para criar o hábito de estudos.

O hábito aliado a um bom planejamento fará com que seu estudo se torne mais eficiente.

5 dicas de como ter disciplina para estudar

Muitas vezes o aluno tem vontade e o desejo de aprender, mas algo o impede de prosseguir. Talvez seja uma dificuldade de concentração, a falta de auxílio de um bom professor ou materiais de baixa qualidade.

Por isso, é preciso olhar atentamente para o que pode estar acontecendo ao seu redor e assim identificar o que pode estar dando errado.

Neste artigo, fizemos questão de separar 5 valiosas dicas que podem te ajudar de uma vez por todos a ter foco e, acima de tudo, aprender como ter disciplina para estudar.

Colocando essas dicas em prática, você pode descobrir novas maneiras de se dedicar aos estudos. Então vamos lá.

1. Tenha objetivos definidos

A primeira dica para que você tenha disciplina para estudar é ter objetivos. Ou seja, o que você almeja com seus estudos? Passar no vestibular ou naquele concurso público dos sonhos? Pois bem, qualquer que seja a sua vontade é preciso colocá-la como um objetivo a ser alcançado.

Você concorda que é muito difícil concluir uma tarefa se você não tiver um objetivo para ela?

Por exemplo: imagine que você é um escultor e você foi contratado para fazer o busto de uma pessoa bastante importante. Qual será seu objetivo? Provavelmente, deixá-lo o mais parecido com a realidade. Para isso, você precisará utilizar de todas as técnicas e seu conhecimento sobre o assunto.

Então, o primeiro passo para estudar com disciplina é definir bem quais são seus objetivos. Ao terminar de ler esse texto você já pode começar a se organizar.

Minha dica é que você compartilhe esse texto, seja no whatsapp ou e-mail, para você mesmo para que possa ir seguindo as dicas nas próximas semanas.

2. Horário de estudos

Definiu seu objetivo? Agora você precisa descobrir em qual horário você é mais eficiente estudando. Essa parte é uma das mais importantes para que você tenha disciplina para estudar.

Sabe aquela história de que devemos acordar cedo para fazer nossas tarefas? Esqueça essa história. Já existem estudos científicos que sugerem que cada pessoa tem um horário em que tem um rendimento melhor nos estudos.

Eu, por exemplo, descobri que me mantenho mais focado e concentrado durante a madrugada. Esse horário é considerado por muitos como o pior para estudar por diversos fatores, como o fato de atrapalhar o processo de produção do hormônio melatonina.

Mesmo assim, esse é o meu horário de estudos. Fiquei um ano estudando esse horário e fui aprovado em 3 grandes concursos.

Quando você estuda no horário certo seu corpo “rejeita” menos o fato de que você precisa estudar.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor os hábitos relacionados ao horário de estudos e aproveita para deixar seu like e nos seguir.

Dê uma lida no artigo Sono na hora de estudar para descobrir qual o seu melhor horário de estudos.

3. Local de estudos

Você precisa evitar qualquer tipo de distração ao estudar. Por isso seu local de estudos deve ser limpo, organizado, silencioso e sem fontes de distrações, como celular ou computador.

Ter um local de estudos organizado é um dos melhores caminhos para que seus objetivos sejam alcançados.

Faça um quadro dos sonhos como forma de melhorar sua motivação e sua disciplina.

4. Faça um planejamento

Agora que você definiu seu objetivo, o horário de estudo e o local monte um cronograma de estudos.

Muitos estudantes não conseguem ter disciplina, pois não conseguem montar um hábito de estudos saudável.

De acordo com o dicionário, disciplina é a “obediência às regras, aos superiores, a regulamentos”. No caso dos estudos, ter disciplina é obedecer seu cronograma.

Entretanto, muitos estudantes não utilizam um cronograma para estudar e, simplesmente, decidem na hora o que vai estudar. Por isso não existe disciplina, pois não há uma regra.

A partir de agora você vai criar um cronograma semanal. Você também pode utilizar um ciclo de estudos. Assista agora o vídeo abaixo para entender o que é o Ciclo.

5. Tome um banho

Para alguns pode até parecer bobagem, mas estudar com o corpo limpinho pode ser muito eficaz. Além disso, o banho é responsável pelo relaxamento do corpo e, com isso, o desempenho pode ser bem melhor.

O banho frio deve ser tomado nos dias em que você está desanimado e sem motivação para as suas atividades. O banho frio é capaz de manter sua mente em alerta.

Por outro lado, os banhos quentes devem ser tomados em dias que você se sente estressado e sem concentração. O banho quente é muito utilizado para relaxar a mente e o corpo.

Essas são as nossas 5 dicas para que você aprenda como ter disciplina para estudar. Inclusive, se você tem algum método que não foi citado deixe seu comentário abaixo. Vamos adorar ler.

FAQ: Perguntas sobre como ter disciplina para estudar

Como ter disciplina para estudar?

Defina seus objetivos, seu horário e local de estudos, faça um bom planejamento e tome um banho antes de começar a estudar.

Como faço para ter disciplina para estudar?

Você precisa criar o hábito de estudar. Para isso, monte um cronograma de estudos e se baseie em rotina de estudos e recompensa.

O que é disciplina?

De acordo com o dicionário, disciplina é um “modo de agir que demonstra constância”.

MAIS DICAS
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.